Safari De Estrategia
Monografias: Safari De Estrategia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: taisapimenta • 21/5/2014 • 552 Palavras (3 Páginas) • 636 Visualizações
O texto “O campo da Estratégia: Domínios e Limitações apresenta um cenário geral da estratégia bem como apresenta seus conceitos, domínios e limitações e ainda a evolução do pensamento estratégico. O termo estratégia possui uma multiplicidade de aspectos envolvidos em sua conceituação e aplicação prática, assim o texto relata que existe pelo um consenso entre os estudiosos da estratégia: de que não há consenso na sua definição. No entanto o termo se relaciona com o comportamento organizacional no ambiente em que a organização opera. Dessa forma pode ser definida como a determinação de objetivos de longo prazo de uma empresa, e a adoção de cursos de ação e a alocação dos recursos necessários para alcançar aqueles objetivos.
Percebemos que o campo dos estudos da estratégia organizacional é voltado para estudos dos processos que levam a mudança organizacional e a sustentabilidade das organizações a longo prazo. Existe duas teorias que ajudam a compreender a estratégia das organizações, sendo elas: a fase de planejamento existente antes das mudanças e o acompanhamento do processo que gera a mudança. O texto também mostra que o ambiente em que ocorrem as mudanças e demais acontecimentos organizacionais, sendo que alguns autores acreditam que o ambiente é um fator decisivo nas mudanças internas.
O autor relata a evolução dos estudos da estratégia começando nos anos 60, com foco no estudo das forças e fraquezas da empresa, até os anos 90. De acordo com o texto as mudanças de foco estratégico ocorrem através de movimento cíclico entre interesse os elementos internos (estrutura, tecnologia, processos, pessoas etc.) e elementos externos à organização. Assim a evolução e a importância dos estudos de estratégia se referem aos interesses e benefícios advindos com os resultados obtidos por esses estudos e que são fundamentais para o entendimento dos processos organizacionais.
O autor descreve modelos de estratégia de acordo com vários autores, incluindo autores brasileiros e apresenta a visão que cada um deles possui da estratégia. Dentre os autores apresentados no texto encontram-se Mintzberg (1987) que propõem uma classificação da estratégia conhecida pelos 5Ps que são: plano; posição; perspectiva e ploy. Já Barney (1996) retrata os conceitos de missão, objetivos e táticas que são hierarquizados, e cita a missão, os objetivos, a estratégias e as táticas utilizados na implementação do conceito estratégia. Enquanto Chaffee (1985) relata o conceito de estratégia por meio de três modelos: estratégia linear; estratégia adaptativa e a estratégia interpretativa. O autor também cita o conceito de estratégia de acordo com a visão de autores brasileiros.
Quanto a gestão estratégica o texto apresenta diferentes definições, entre elas, podemos citar a de Hatten, 1988 que analisa o processo pelo qual uma organização formula objetivos e o modo como os gerencia para alcançá-los. E mostra que os elementos principais da gestão estratégica são definidos por: condições ambientais e tendências; oportunidades, riscos e ameaças; escolha de produtos e mercados; recursos corporativos e competências distintivas. As atividades da gestão estratégica são agrupadas no nível estratégico (grupo de dirigentes da empresa), tático (gestores) e operacional (supervisores). Para finalizar o texto discorre sobre a necessidade de
...