Salta em altura
Artigo: Salta em altura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cassio1992 • 28/11/2014 • Artigo • 282 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
O salto em altura começou a fazer parte das olimpíadas em 1896, nos jogos de Atenas. A prova masculina foi vencida por Ellery Clark, dos Estados Unidos. Em 1928, as mulheres começaram a participar em Amesterdan e a campeã foi Ethel Catherwood, do Canadá.
O recorde mundial masculino é de Javier Sotomayor, que saltou 2,45m, em 1993 e o recorde feminino é da atleta Stefka Kostadinova, que saltou 2,09m, em 1987. Em 2008 Pequim, Andrey Silnoy conquistou a medalha de ouro, Germaine Mason a de prata e Yaroslav Rybakov a de bronze, na categoria masculina. Tia Hellebaut foi ouro, Blanka Vlasic prata e Anna Chicherova bronze, na categoria de salto em altura feminino. Em 2009, em Berlim, Yaroslay Rybakov e Blanka Vlasic foram os campeões da modalidade masculina de salto em altura e feminina, respectivamente.
Para executar o salto em altura, o atleta corre em direção a uma barra horizontal que esta apoiada em dois suportes e salta, após o salto cai sobre uma caixa de espuma ou um colchão de ar que ampara a queda.
Se o atleta derrubar a barra horizontal ou não conseguir passá-la nas três tentativas, ele é desclassificado. A altura da barra é determinada pela organização da prova e sobe pelo menos 2cm a cada salto bem sucedido do atleta. A pista em que o atleta corre, antes do salto, deve ter no mínimo 15m de comprimento.
Alguns métodos são usados pelos atletas para saltar: salto de tesoura, salto cortado, rolamento californiano, variante de rolamento Californiano, rolamento ventral, variante de rolamento ventral e flop. Os atletas do salto em altura devem ter força de impulsão, sentido rítmico, capacidade de reação, flexibilidade, impulsão, dentre outras coisas para participarem das competições.
Leia mais: http://www.atletx.com.br/atletismo/provas/salto-em-altura#ixzz3KNn0FHck
...