TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude e qualidade de vida

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

EETI: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E TI

PRIMEIRA ATIVIDADE VIRTUAL

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

BRUNO CAVALCANTE CARDOSO

GREICE CAMPOS

IVAN MORAES

MARIA LEONOR NOVAES DA MOTTA

MARCIO SCANFERLA

PEDRO MORAES

Salvador

2014

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

BRUNO CAVALCANTE CARDOSO

GREICE CAMPOS

IVAN MORAES

MARIA LEONOR NOVAES DA MOTTA

MARCIO SCANFERLA

PEDRO MORAES

Relatório referente à primeira atividade virtual, realizada em equipe, disciplina Saúde e qualidade de vida, turma SP-N-CC, professora Verena Souto.

Salvador

2014

Sumário:  

  1. Introdução

Atualmente o trabalho vem ganhando cada vez mais prioridade na vida das pessoas e a saúde e a qualidade de vida acabam ficando de lado. Será que esta é a maneira correta de se viver? As facilidades do dia-a-dia, como por exemplo, celulares, computadores também têm um impacto significativo na vida dos indivíduos, os mesmos possibilitam o relacionamento com varias pessoas, mas ao mesmo tempo se perde a possibilidade de um contato real com outras pessoas. O ser humano se deu conta que não se pode viver sem a saúde e a qualidade de vida e estudos sobre elas vem ganhando cada vez mais espaço na contemporaneidade. A saúde e a qualidade de vida estão inter-relacionadas, uma depende da outra, portanto é necessário manter um equilibro entre vida profissional e saúde e qualidade de vida. As demandas contemporâneas estão produzindo um alto impacto na vida das pessoas que não sabem equilibrar tais fatores. Antigamente a saúde era apenas atrelada a falta de doenças, porém com novos estudos e percebendo-se a necessidade de uma intervenção neste conceito a OMS, decidiu impecavelmente que: “saúde não é apenas a falta de doenças e sim, a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.” O que levantou uma nova maneira de encarar a saúde na vida de um indivíduo.

A relação entre saúde, ciência e religião é relativa, pois, quando se trata de um assunto tão delicado diversas opiniões surgem. O que pode ser bom e correto para um, pode não ser para o outro. Portanto, antes de comentar sobre tal assunto, é necessário conhecer o mundo do outro, sempre mantendo uma relação de respeito às diversidades. O autocuidado também vem sendo realizado por aqueles que têm consciência dos riscos gerados pela falta de atenção com a saúde, sendo que para cuidar do próximo, é importante saber cuidar de si primeiro, para em seguida transmitir seus valores para o outro.

Para o conhecimento de todos sobre os cuidados relacionados à saúde e a qualidade de vida, políticas publicas precisam adotar um método de levar este conhecimento para todos. Este conhecimento é muito importante para o individuo e para a maneira que ele vai se relacionar com os outros.

 

  1. Metodologia

A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada em entrevistas individuais com profissionais de Engenharia Química de uma empresa, por meio de perguntas elaboradas sobre o tema relacionado a saúde e qualidade de vida na área profissional. A entrevista foi conduzida através de uma maneira simples, objetiva, e um diálogo agradável, deixando o entrevistado mais seguro para responder. Sendo também analisada como o profissional faz para manter a qualidade de vida e se o mesmo está satisfeito com a área escolhida.

  1. Resultados e discussão:

Perguntas:

  1. O que te levou a escolher seguir essa carreira profissional?
  2. Você acha que seu trabalho te oferece qualidade de vida?
  3. Como você lida como trabalho e a qualidade de vida?
  4. Como a religião tem influência no seu dia a dia? A mesma interfere no seu trabalho?
  5. O que você considera qualidade de vida no ambiente de trabalho?
  6. Como você acha que a deficiência na saúde pode interferir no trabalho?

Respostas – Engenheira Vanessa Bacelar:

  1. Por ter o curso técnico na área resolvi me especializar mais e seguir na área industrial.
  2. Sim, não apenas pelo salário, mas pela qualidade de vida, conforto e estabilidade.
  3. Bom, como trabalho no administrativo e quando necessário tenho acesso remoto, facilitando o meu trabalho, posso estar em uma praia, por exemplo, e acessar pelo celular e resolver os problemas.
  4. Não tem nenhuma diferença para as duas perguntas.
  5. Não tenho stress, carga horária regular, benefícios, etc.

Inicialmente foi entrevistada a engenheira química Vanessa Bacelar. Pode-se perceber através da sua entrevista que a mesma é uma profissional satisfeita no seu campo profissional, e utiliza a tecnologia como sua aliada, o que pode ser muito positivo no ambiente de trabalho. Vanessa declarou durante a sua entrevista que optou por essa profissão por ter curso técnico na área, declarou também que não tem stress, possui carga horária regular e desfruta de benefícios. A partir das declarações da engenheira Vanessa Bacelar, pôde ficar claro que ela vive bem no seu ambiente profissional através da sua percepção de que suas necessidades estão sendo satisfeitas. Além de seu trabalho oferecer condições favoráveis, permite ainda que o seu empregado tenha boas condições de vida. A saúde e a qualidade de vida são essenciais ao profissional, pois envolvem diversas dimensões, sabe-se que a esses fatores estão diretamente relacionados à sua qualidade e produtividade, um profissional insatisfeito reflete na saúde financeira da empresa.

Respostas - Engenheira Catharina Bittencourt:

  1. As oportunidades do mercado e vocação profissional.
  2. Se tratando do setor industrial é um pouco difícil ter o conceito de qualidade de vida com o nosso dia a dia. Estamos expostos a riscos diariamente. A condição insalubre é fator determinante no que tange a problemas de saúde que interferem na qualidade de vida.
  3. Sempre que posso, estou buscando o profissional da saúde para realização de exames. Procuro exercer meu trabalho de forma a ficar menos exposta aos riscos e seguir as normas que nos asseguram.
  4. Não possuo religião, para tanto, procuro não me informar ou estar inserida em grupos que participam desta atividade.
  5. Ambiente livre de insalubridade possibilita a boa ergonomia no trabalho com ginástica laboral e que as pessoas sintam-se bem.
  6. De forma a reduzir a produtividade individual.

Dentro das respostas da entrevistada Catharina Bittencourt, podemos relacionar suas respostas  com o que a OMS diz a respeito sobre saúde: “saúde não é apenas a falta de doenças e sim, a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.” No caso do perfeito bem-estar físico e mental, estar em risco por conta do seu trabalho a expor dia-a-dia em perigos o que faz procurar a assistência medica sempre que pode, o que gera stress por conta da preocupação no sentido de fazer exames e seus resultados, o que faz cair bastante o conceito de saúde e qualidade de vida. Socialmente também tem uma grande deficiência, não por possuir religião mas, por não se interessar na religião de outros ou conhecer o mínimo, o que pode agravar em grandes desentendimentos e por consequência ter conflitos em seu ambiente de trabalho.  Catharina, acredita que saúde e qualidade de vida no trabalho é ter um ambiente sem insalubridade para obter grande eficiência no mesmo,  em que estar corretíssima sabendo que um trabalhador com boas condições de vida tem maior eficiência do que os que estão em más condições. A engenheira optou pela sua profissão por ter grandes oportunidades no mercado de trabalho e sua aptidão vocacional por este, em que gera uma motivação para enfrentar os grandes desafios do seu emprego. Concluímos que no ponto de vista da saúde e qualidade de vida, a engenheira Catharina Bittencourt, não estar bem com si mesma e profissionalmente, por conta de não ter condições favoráveis em que implica no seu excesso de insalubridade e preocupações. Refletindo no seu rendimento e na própria empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com