Segmento de rádio
Seminário: Segmento de rádio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 21/10/2013 • Seminário • 605 Palavras (3 Páginas) • 295 Visualizações
Rádio Segmentada
Novos rumos da cultura da mídia: indústrias, produtos, audiênciasJoão Freire Filho,Micael Herschmann Mauad Editora Ltda, 2007 - 309 páginas
(PAGINA 195)
“Trocando em miúdos”: uma rádio segmentada pode ser informativa (all news, talk,), educativa, religiosa, musical,(top40,pop rock, adult etc.)mas estruturar sua grade com programas que transitam por diversos gêneros(jornalísticos, variedades, musicais) e que empregam- e por vezes mesclam – formatos distintos (entrevistas, debates, talk show, hit parade).
Naturalmente, é preciso entender segmentos, gêneros e formatos radiofônicos com campos de disputa, e não como objetos estanques, cujas fronteiras possam ser facilmente delimitáveis. Formatos consolidados de programas, bem como gêneros estabelecidos nos mais diversos suportes midiáticos, são reproduzidos de modo massivo, mas também constantemente transgredidos, parodiados, reinventados, num movimento que muitas vezes leva à reiteração e, ocasionalmente, à inovação. Já o processo de segmentação parece estar sujeito a uma inércia maior e a regras mais rígidas, ditadas por uma lógica empresarial estreita, que emula experiências bem-sucedidas de emissoras do Estados Unidos, maior pólo mundial de radiodifusão.
Rádio: oralidade mediatizada : o spot e os elementos da linguagem radiofônica
Por Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva
(PAGINA 36)
Dentre os caminhos apontados para o reposicionamento do rádio como mídia além do investimento em pesquisas, conforme assinalamos, surge a proposta da segmentação das programações das rádios e implantação de redes. A ideia do rádio como mídia segmentada tem alcançado adeptos. Na capital paulista, por exemplo, há emissoras especialmente direcionadas para determinados gêneros musicais, como rock, MPB, samba, tendo como meta atingir um público de perfil bem delimitado.
Rádio FM
FM
Como Criar, Produzir e Apresentar no Rádio
Cyro César - Editora Ibrasa - 2000
Sua linguagem é mais direta e objetiva, visando buscar o ouvinte pela instanteneidade. O perfil do ouvinte do FM não é ligado a uma só emissora como no AM. O ouvinte do FM busca a música ao invés do diálogo.
É comum o ouvinte mudar de estação quando a emissora veicula seus comerciais ou quando o locutor começa a falar muito.
Embora muitas emissoras no FM procurem popularizar mais sua segmentação como no AM, dificilmente conseguem estabelecer a mesma fidelidade do ouvinte com a rádio.
No FM também está presente a segmentação do ouvinte com a programação, ou seja, uma emissora que toque somente samba terá a maioria de seus ouvintes adeptos ao gênero.
O FM apresenta ainda uma característica bem peculiar do AM, seus comunicadores segmentam também a forma de apresentar os programas.
Uma emissora que toque rock terá seus comunicadores inflexionando uma locução dentro da linguagem do público ouvinte.
Bem como outra emissora que já seja adepta do gênero sertanejo, terá seus comunicadores assumindo uma postura mais popular e regional.
Pelo menos é esta a técnica que se tem observado nos departamentos artísticos desde o meio dos anos 80, onde a segmentação começou a ser mais presente no FM.
A produção no FM, apresenta uma característica mais musical devido ao conteúdo da sua programação. Entre elas geralmente destacam-se:
a) Programas de variedades.
b) Programas informativos.
c) Programas de entrevistas
d) Programas de música.
Rádio no mundo
Entre os meios de comunicação de massa, a rádio é o mais popular e o de maior alcance público, constituíndo-se, muitas vezes, no único a levar a informação para populações de vastas regiões que ainda hoje não têm acesso a outros meios, seja por motivos geográficos, económicos ou culturais. "Este status foi alcançado por dois factores congregados: o primeiro, de natureza fisico-psicológica - o facto de ter o Homem a capacidade de captar e reter a mensagem falada e sonora simultaneamente com a execução de outra actividade que não a especificamente receptiva; o outro, de natureza tecnológica - a descoberta do transitor" (Beltão,1968 p:112,113)
-BELTRÃO, Luiz -Jornalismo pela televisão e pelo rádio: perspectivas In:Revista da escola de comunicações culturais, USP, vol.1, nº1, 1968.
...