TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo estagio de historia unopar 2017

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.364 Palavras (30 Páginas)  •  1.683 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1] UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO HISTÓRIA

MATTHEUS WEILER FRITZEN

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

TRÊS DE MAIO

2018


MATTHEUS WEILER FRITZEN

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –  OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório II (150 horas)

Professor Orientador: Ediva Faoro

Tutor a distância: Patricia Graziela Goncalves

Tutor presencial: Katibianca Schubert

Pólo de Apoio Presencial: Três de Maio

TRÊS DE MAIO

2018


  1. ESTUDO DE ARTIGO

O artigo científico intitulado “Ensino de História, Memória e História Local” do autor Carlos Henrique Farias de Barros trata o estudo de história como de grande relevância no papel social de indivíduos ou grupos. Assim poderá fazer com que a escolha pedagógica sobre o ensino de História torne-se cada vez valiosa e inerente nas localidades.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História, demostram alternativas que favoreçam aos alunos na construção do conhecimento histórico. Mas vale salientar que é o profissional da sala de aula que poderá complementar o interesse dos alunos em relação aos estudos locais, regionais e mundiais. Os presentes PCN em relação a História destaca-se a importância da construção individual e social dos indivíduos inclusos na sala de aula e na sociedade.

Indivíduos procuram preservar o passado para enfrentar incertezas do futuro. Assim o ensino de história local pretende trabalhar em uma realidade mais próxima possibilitando o educando e educador um convívio mais próximo da realidade onde estão inseridos. O ensino Local ganha mais importância quando se identifica na comunidade a temática dos próprios indivíduos ali inseridos, possibilitando maior compreensão do aluno e até mesmo do professor.

Na Segunda parte do artigo do autor Carlos Henrique Farias de Barros, “As Bases Legais que Fundamentam o Ensino de História, (PCN, 1997)” onde o mesmo divide-se em duas partes. Compondo a primeira parte as características, princípios, conceitos e algumas concepções curriculares para o ensino de história, além de objetivos gerias, critérios de seleção e organização de conteúdos por área. E na segunda parte estão presentes propostas de ensino e aprendizagem, os mesmos são divididos em ciclos e critérios de avaliação e orientações didáticas.

Na terceira parte do artigo do autor Carlos Henrique Farias de Barros, “A Importância do Ensino de História no Ambiente Escolar” trata-se da importância do papel do ensino de História na sociedade, que de acordo com os PCN, o ensino de História é portador da possiblidade de levar e estabelecer relações e reflexões sobre os grupos sociais e culturais. O ensino de História possibilita também o aluno a compreensão do estudo dos tempos, pode possibilitar ao cidadão a reconhecer sua própria identidade no qual o cidadão está incluso.

Na quarta parte do artigo do autor Carlos Henrique Farias de Barros, “Valorizando o Cotidiano no Ensino de História” como uma das tarefa do estudo de História é fornecer ao estudante um senso de cooperação que estimule a compreensão com o outro, pessoa, nações, culturas. Trabalhando com a perspectiva da História do Cotidiano, a História se trona acessível às crianças do ensino fundamenta. Considerando as diferenças e semelhanças nas suas famílias.

No cotidiano pode ser visualizadas pelas transformações feitas pelos homens comuns. O tema “cotidiano” tem grande importância na área da História, pois o cotidiano estabelece articulações com as grandes estruturas do podes político e econômico e permite maior compreensão das estruturas sociais atuais.

Na quinta parte do artigo do autor Carlos Henrique Farias de Barros, “A Inter-relação Entre Memória e o Ensino de História” trata-se que o ensino de História possui objetivos específicos, sendo um dos mais relevantes, o que relaciona à constituição da noção de identidade. O ensino tende a desempenhar um papel mais relevante na formação da cidadania, envolvendo a reflexão sobre a atuação do indivíduo em suas relações pessoais.

Um dos compromissos fundamentais da história encontrasse na Memória. A ‘Memória’, no sentido primeira expressão é a presença do passado. A questão da memória impõe-se por se base da identidade, é pela memória que se chega a história local.

Na sexta parte do artigo do autor Carlos Henrique Farias de Barros, “Conhecendo a História Local e Desenvolvendo seu Ensino” trata-se da História Local, como uma modalidade de estudo histórico de uma determinada região, município, cidade, distrito. Apesar de relação da história global, a história local se caracteriza pela valorização do particular, ela tem sido compreendida como história do lugar com sua própria identidade.

A História Local liga a História ao do cotidiano ao fazer com que pessoas comuns participantes de uma história de relações entre grupos sociais tanto no presente como no passado.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História, para o 1º e 2º Ciclos, destacam a importância de conhecer as características dos grupos sociais de seu convívio, para que ampliem estudos sobre o viver de outros grupos, identificando as semelhanças e as diferenças existentes entre os mesmos.

Para efetivar o estudo do local, a proposta fundamenta-se na história do cotidiano, ao mesmo tempo não deve ser tratada como um conteúdo a ser ensinado mas de uma forma de abordar a aprendizagem, a construção e a compreensão do conhecimento.

Contudo o autor conclui o artigo demonstrando a importância que a História incorpore os conteúdos e metodologias que possam valorizar em sala de aula o aprendizado dos alunos valorizando cada vez mais a história local. Assim os educadores deveriam ensinar uma História que faça parte do dia a dia do aluno, pois somente assim o ensino de História terá um valor reconhecido.


  1. ANALISE DOS PCNS DE 6º A 9º ANO

A proposta de seleção de conteúdos que é apresentada tem base no trabalho com assunto gerador e eixos temáticos, numa compreensão interdisciplinar e de estudos dos temas transversais associados aos conteúdos, ambos contextualizados, respeitando uma ordem. Para o terceiro ciclo é indicado o eixo temático história das relações sociais, da cultura e do trabalho, que se divide nos dois subtemas " as relações sociais e a natureza e as relações de trabalho". Para o quarto ciclo é indicado o eixo temático, história das representações e das relações de poder, que se divide nos dois subtemas "nações, povos, lutas, guerras e revoluções e cidadania e cultura no mundo contemporâneo".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)   pdf (227.5 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com