Segurança nas boates
Seminário: Segurança nas boates. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simonekklug01 • 8/10/2013 • Seminário • 754 Palavras (4 Páginas) • 295 Visualizações
Segurança nas boates
O que conseguir com essa cartilha?
Conscientizar as pessoas da importância de saber se esta frequentando um local seguro, onde haja equipamentos e pessoas preparadas para caso ocorra algum imprevisto.
O que queremos que cada um aprenda com a cartilha?
O objetivo é informar sobre quais devem ser os procedimentos caso passe por uma situação de perigo, como se proteger e proteger outras pessoas.
....
O Brasil não tem uma Lei federal que regulamente o funcionamento de boates e casas de espetáculo. A regulamentação atualmente é feita pelos municípios. No entanto, a tragédia que provocou a morte de 231 jovens e colocou outros 75 em situação de risco de morte após incêndio em uma boate em Santa Maria (RS), provocou o andamento de um projeto de lei, de autoria da deputada paraense Elcione Barbalho (PMDB) que está tramitando há seis anos na Câmara dos Deputados, em Brasília. "É lamentável que tenhamos que legislar o óbvio. É óbvio que deveria haver equipamentos de segurança, é óbvio que deveria haver saídas de emergência bem sinalizadas e largas, é óbvio que tudo isso deveria ser rigorosamente fiscalizado pelo poder público. Infelizmente para muitos o alerta só é dado depois que ocorre uma tragédia", lamenta a deputada.
Através da NR-23 "Proteção contra Incêndio", que o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil do próprio município, faz a liberação do alvará de funcionamento das casas noturnas
....
Itens de Segurança Indispensáveis:
1) Iluminação de emergencia:
A intensidade da iluminação deve ser suficiente para
evitar acidentes e garantir a evacuação das pessoas,
levando em conta a possível penetração de fumaça nas
áreas.
O sistema de iluminação de emergência deve:
a) permitir o controle visual das áreas abandonadas
para localizar pessoas impedidas de locomover-se;
manter a segurança patrimonial para facilitar a localização de estranhos nas áreas de segurança pelo
pessoal da intervenção;
sinalizar inconfundivelmente as rotas de fuga utilizáveis no momento do abandono do local;
2) Alvará de funcionamento - documento emitido pela prefeitura, estado, bombeiros ou órgão específico de atuação de cada estabelecimento que dá permissão para o empreendimento atuar. Tem de ser afixado em local visível ao usuários.
3) Extintores - são obrigatórios e devem ser checados uma vez por ano. Quem calcula a quantidade do dispositivo e onde ele deve ser instalado também é o especialista técnico. Segundo as normas do Inmetro, existem três tipos de fogo: o fogo gerado por combustíveis líquidos, por líquidos inflamáveis e por equipamentos elétricos. Cada extintor traz as suas especificações.
LOCALIZAÇÃO E SINALIZAÇÃO DOS EXTINTORES
Os extintores deverão ser colocados em locais:
a) de fácil visualização;
b) de fácil acesso;
c) onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.
Os
...