Semeando - O jogo das Angiospermas
Por: Leila Lima • 1/12/2017 • Trabalho acadêmico • 471 Palavras (2 Páginas) • 520 Visualizações
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SEMEANDO: O JOGO DAS ANGIOSPERMAS
O jogo
É um jogo de tabuleiro com casas montáveis e tem como objetivo verificar o conhecimento dos alunos sobre o grande grupo das Angiospermas. Inicialmente, os participantes serão sementes e a meta final é produzir mais sementes. Vence o jogo quem chegar ao final primeiro e conseguir dispersar suas sementes.
Como jogar:
- Para jogar serão necessários 2 a 5 jogadores;
- O primeiro jogador será decido por sorteio e a sequência dos outros começará pela esquerda;
- Cada jogador escolherá a semente (pino);
- O primeiro jogador dará início à partida jogando o dado. O lado do dado será seu comando. Caso acerte a questão, avança uma casa; caso erre a questão permanece na mesma casa.
- O caminho do jogo (as casas) será montado durante a partida, ou previamente, que seguirá a seguinte ordem: INÍCIO - DISPERSÃO - SOLO - GERMINAÇÃO - CRESCIMENTO - FLORAÇÃO - POLINIZAÇÃO - FECUNDAÇÃO - FRUTIFICAÇÃO - DISPERSÃO - SOLO - FIM. Todas as casas são numeradas de 1 a 12.
- Caso opte por montar o caminho durante a partida, o jogador que está ganhando colocará a próxima casa para avançar no jogo (coloca a casa se acertar e avança).
- O primeiro que completar todas as 12 casas vencerá o jogo.
Regras:
- Sendo um jogo de verificação, o jogador não poderá fazer nenhum tipo de consulta.
- Deverão seguir cada comando das cartas.
- Nas cartas a) b) c), o jogador poderá escolher apenas uma resposta certa, que estará destacada das demais. O jogador a esquerda, que lerá a questão, mostrará a carta a todos verificando acerto ou erro do jogador.
- Nas cartas V ou F, o jogador dirá se a afirmativa é verdadeira ou falsa. O jogador a esquerda, que lerá a questão, mostrará a carta a todos verificando acerto ou erro.
- Nas cartas ?, o jogador responderá a pergunta e o jogador a esquerda verificará se está correta ou errada, de acordo com o gabarito na própria carta.
- Nas cartas Desenho, o jogador terá que desenhar o que o jogador a sua esquerda comandar, de acordo com a carta que tirou. Dessa forma, ele fará o desenho determinado e caso esteja similar ao gabarito da própria carta, acertará a questão.
- Nas cartas OPS!!!, o próprio jogador pegará 1 carta da pilha relacionada à casa que está. O comando estará contido na carta (a carta OPS!!!, quando positiva, te dará o direito de avançar; quando negativa você permanece na mesma casa).
- A face do dado Você decide! dará a opção de você (o jogador) escolher qual questão quer responder, seja de a) b) c), ?, V ou F, Desenho.
As faces do dado:
- Desenho!: branco
- a) b) c): azul
- ?: amarelo
- V ou F?: lilás
- OPS!!!: verde
- Você decide!: preto
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SEMEANDO: O JOGO DAS ANGIOSPERMAS
Material interativo para Fundamental II
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Analu Dornellas
Aryane Nunes
Fabrício Assis
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