TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semelhanças Financeiras

Projeto de pesquisa: Semelhanças Financeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.180 Palavras (13 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1.0 – Introdução...................................................................................................... 1

2.0 - Semelhanças Financeiras..................................................................................2

3.0 - Objetivo da Contabilidade................................................................................2

4.0 - Referencial Teórico...........................................................................................2

5.0 - Exercícios de Fixação........................................................................................6

6.0 - Diferença Entre Empresas...................................................................................7

7.0 - Considerações Finais...........................................................................................11

8.0 – Bibliografia.........................................................................................................12

1.0 - INTRODUÇÃO

A finalidade da Contabilidade é registrar, coletar e interpretar informações, dados e fenômenos que comprometam as situações patrimonial, financeira e econômica de uma entidade. Serve como instrumento básico para tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários. Existem muitas semelhanças entre pessoas físicas e jurídicas, que ajudam a avaliar a situação financeira de ambas.

2.0 SEMELHANÇAS FINANCEIRAS ENTRE EMPRESAS E PESSOAS

A vida financeira de uma pessoa e tem vários pontos parecidos a de uma empresa, ambas tem dispersado fixas e variáveis sendo que a empresa foca os lucros onde sabe quanto tem a receber o quanto se pode gastar com isso se pode manter um controle, quantos o lucro é maiores do que as dispersas isso é um bom sinal, as pessoas que tem uma renda fixa pode controlar suas contas, e sabe quanto pode gastar e sempre deixa uma reseva para uma emergência, mais isso não acontece nos dia de hoje, os cartões de creditos são uma facilidade de se endividar e se enrolar com os juros.

Com toda a empresa uma pessoa tem suas necessidades básicas. Todos nós temos objetivos como uma empresa, fazendo investimentos para aumentar seus recursos financeiros e melhorar seus lucros.

3.0 OBJETIVOS DA CONTABILIDADE

Como sistema de informação e avaliação para fornecer informações de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, a Contabilidade tem como objetivo permitir que os usuários façam uma avaliação de sua situação financeira e econômica da entidade, possibilitando estatisticamente, uma inferência sobre futuras tendências.

Essas avaliações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente, contribui para o processo decisório dos usuários. Ela deve ser um instrumento útil a tomada de decisões. Os usuários são aqueles interessados na avaliação da situação própria como pessoa física ou jurídica como empresa. Podem ser preferencial ou externo; um acionistas credor e emprestador de recursos ou secundários que são os administradores de empresas e o fisco.

4.0 REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo, Watts e Zimmerman o objetivo principal da teoria contábil, consiste em

explicar e prognosticar a prática contábil. A partir do momento que se consegue explicar

os fenômenos contábeis, se busca descobrir maneiras de medição apropriadas do valor

econômico de ativos, passivos, patrimônio liquido, despesas, receitas, perdas e ganhos,

que possam fornecer uma valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma

empresa.

De acordo com Iudícibu, o ativo é considerado o núcleo fundamental da Teoria

Contábil. O ativo representa o conjunto de bens e direitos de uma entidade. E está ligada a multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas.

Os ativos são benefícios econômicos futuros possíveis, que são adquiridos ou

controlados por uma entidade em consequência de transações ou eventos passados. Todo ativo representa, direta ou indiretamente uma entrada futura de caixa.

Segundo, Perez e Famá, de acordo com a Contabilidade Básica os ativos são

Conside rados, os bens e os direitos de uma entidade. Os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros (entradas de caixa ou redução de saídas de caixa). O ativo é considerado todo e qualquer elemento com ou sem natureza física, que seja

controlado pela empresa e que lhe gere a possibilidade de obtenção de fluxos de caixa. É necessário que os benefícios econômicos que resultem de transações ou eventos passados, assim com os recursos empregados, estejam sobre o controle da organização.

Os ativos são recursos econômicos que podem ser gerados também através de

transações com terceiros e de maneira interna, através dos ativos intangíveis. De acordo com Lev, ativo intangível é um direito ou beneficio futuro que não possui corpo físico ou financeiro, que é criado pela inovação, através de práticas organizacionais e por recursos humanos. Os ativos intangíveis interagem com os ativos tangíveis na criação de valor corporativo e no crescimento econômico.

Ativos tangíveis são os bens de propriedade da empresa que são concretos, que

podem ser tocados. São os imóveis, as máquinas, os estoques, etc. (capital físico e

financeiro). Os Ativos intangíveis são as propriedades da empresa que, é a marca da empresa , a qualidade de sua administração, a estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com