Ser pedagogo
Por: amanda220809 • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 525 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
- Introdução.........................................................................................4
- Desenvolvimento...............................................................................5
- Conclusão..........................................................................................6
- Bibliografia.........................................................................................7
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei apresentar o meu entendimento sobre o que é ser pedagogo. O pedagogo é peça imprescindível na educação. Devemos reconhecer que para ser um bom pai, mãe, filho e profissional, é necessário o esforço, a dedicação e o conhecimento de um profissional do ensino capaz de atuar em espaços escolares, em diversos níveis e modalidades.
DESENVOLVIMENTO
A palavra Pedagogo vem do Latim (PAEDAGOGUS). Dava significado a escravos que acompanhavam uma criança à escola. Com o tempo assumiu-se como aquele que ensina: o professor.
Para os gregos: PAIDAGOGOS, onde PAIS “criança”, + AGOGOS “líder, o que guia”, de AGEIN, “guiar”. Nos dias de hoje diferente de professor, o Pedagogo está além. Ele, entre todas as outras funções, é mediador entre escola+professor+objeto do conhecimento. O Pedagogo hoje tem uma lista ampla de participação de organização na escola, nas turmas, no calendário letivo.
Ser pedagogo não é ter licenciatura em Pedagogia e trabalhar na área é estar disposto a ensinar e aprender com seus alunos e ter participação direta na vida de cada um, passando confiança aos pais e aos próprios alunos. Deve estar sempre se atualizando para melhorar sua forma de ensino caminhando junto com a sociedade, deve ser criativo, se preparar para lidar com todas as situações do dia-a-dia, deve buscar formas de transformar o aprender em prazer. O pedagogo não é apenas ser professor, mestre, coordenador, supervisor ou orientador. Sabe-se que, é mais que isso é um ser responsável que tem a coragem de enfrentar uma sociedade equivocada sem valores morais e princípios.
Para ser bom deve-se gostar do que faz e ter paciência, pois você estará ensinando crianças que estão em processo de formação então tudo que você falar e fazer eles levará consigo e terá como exemplo. Assim, não se esquecendo de criar estudantes capazes de ter suas próprias opiniões que lutem pelo que desejam e acreditam.
O pedagogo necessita experimentar possibilidades de pensar, agir e compreender seu papel para criar formas e permitir-se, ser construtor de sua história, ou seja, um dentre os vários autores sociais que possibilitam a mudança e transformação do mundo humano, através de ações democráticas. As dificuldades que existem na educação no mundo de hoje mostra ao pedagogo que ele deve gostar daquilo que faz para conseguir exercer bem sua profissão por isso tem que traçar metas e ir à busca dos seus objetivos.
...