Ser social
Por: Damiana Vania Da Silva Souza • 10/9/2015 • Resenha • 279 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
ATRIBUIÇÕES ACERCA DO HOMEM COMO SER SOCIAL, ATIVO E HISTÓRICO
O homem é visto como ser social, ativo e histórico que estabelece relações com outros homens. Essas relações vão surgindo de acordo com o desejo de atender aos seus interesses próprios e suas relações grupais.
Surgiu na década de 80 o movimento de avaliação critica quanto ao trabalho do psicólogo escolar levando em conta a dinâmica de intervenção inserido nesse contexto, detectando problemas relacionados a aprendizagem, visto que esse problema envolve muitas questões, onde as mesmas precisam ser avaliadas no sentido sócio-histórico .
Antes o modelo clinico, era tido de maneira restrita, com o rompimento do mesmo, as questões de problemas relacionados ao comportamento e trabalhos educativos que seriam de obrigação do professor, foram atribuídas separadamente a cada profissional especifico, garantindo o devido espaço ao profissional Psicólogo , apto a utilizar de seus conhecimentos de forma mais especifica e eficaz para contribuir no desenvolvimento educacional, possibilitando um avanço na realidade existente.
A psicologia adquiriu seu status científico em 1879 com a inauguração do Laboratório de Psicologia em Leipzig, na Alemanha, por Wilhelm Wundt. Este médico, fisiologista, interessava-se por desenvolver estudos sobre a psicofisiologia dos processos mentais, ou seja, sobre os processos elementares da consciência.
O importante é que o psicólogo dentro da escola se integre a equipe escolar e pedagógica , discutindo as políticas educacionais inseridas, produzindo junto com a gestão formas de relações democráticas dento do âmbito educacional, discutindo questões que envolvam relações sociais e pessoais interligadas a escola, família,professores,alunos , funcionários e a sociedade, analisando questões relevantes a atuação quanto as soluções problemáticas escolares que envolvam todo a realidade educacional.
...