Servico Socail
Exames: Servico Socail. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandaahbarros • 6/3/2014 • 462 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa de ruptura com o Conservadorismo para um método crítico e investigativo, uma renovação teórico-prático social, com propostas de intervenção e compreensão da realidade social, questionador da ordem dominante. Esta intenção se daria com a aproximação ao Marxismo, no entanto, deu-se em sua versão vulgar, por conta da censura no transcorrer do Movimento, devido ao contexto da Ditadura Militar. “Um notável movimento de renovação do Serviço Social surge nas sociedades latino-americanas, a partir da década de 1960, como manifestação de denúncia e contestação do ‘Serviço Social Tradicional’. Não era um movimento homogêneo, havia uma fragmentação da categoria entre Revolucionários e Conservadores, um visava uma Modernização Conservadora e o outro uma renovação transformadora para construção de uma nova ordem societária. Documentos como de Araxá- MG (1967) reunindo 38 Assistentes sociais docentes e não docentes, Araxá vai conduzir a adequadação da metodologia do Serviço social em dois níveis micro: é essencialmente operacional e macro: que compreende as funções do Serviço social. Teresópolis- RJ (1970) O evento foi idealizado para ser uma continuidade do histórico "Seminário de Teorização do Serviço Social", realizado em Araxá (MG), em 1967. O seminário reuniu 35 assistentes sociais, que divididos em dois grupos, inseriram a metodologia empregada dentro de um esquema científico e introduziram algumas mudanças na terminologia tradicional. Ao contrário do seminário de Araxá, o de Teresópolis não produziu um documento final e o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais, instituição responsável pelo evento, publicou os relatórios de cada grupo separadamente. Sumaré (1980) O Seminário de Sumaré aconteceu do dia 20 a 24 de novembro de 1978 e contou com a participação de 25 Assistentes Sociais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, os quais tiveram como temas a serem discutidos, o Serviço Social e a Cientificidade, o Serviço Social e a Fenomenologia e o Serviço Social e a Dialética. Teve por objetivo a continuação dos estudos iniciados no I Seminário de Teorização do Serviço Social que aconteceu em Araxá, Minas Gerais, de 19 a 26 de março de 1967, visando discutir a cientificidade da ação do Serviço Social e provocando reflexões sobre a operacionalização das proposições frente às demandas brasileiras, foram elaborados na busca de propostas de teorização para o Serviço Social, contendo as primeiras expressões de Renovação da profissão.
A importância do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social brasileiro é a transformação, a renovação dos conceitos e do agir profissional, que buscava uma formação qualificada, com técnicas precisas, fundamentação teórica e cientificidade para a profissão. Disso tudo resulta na Reforma Curricular e na condução dos destinos das organizações profissionais e intervenção profissional expressas no Código de Ética Profissional que faz uma opção clara pela defesa dos direitos da classe trabalhadora e seus interesses.
...