Servidores Publicos Qualificados
Artigos Científicos: Servidores Publicos Qualificados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stanger • 12/9/2014 • 3.667 Palavras (15 Páginas) • 280 Visualizações
SUMARIO
RESUMO: 8
1. INTRODUÇÃO 5
2. REVISÃO DE LITERATURA 7
2.1 O PAPEL ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 7
2.1 GESTÃO DE PESSOAS 8
2.3 CONTEXTUALIZAÇÕES DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 9
2.4 UM NOVO SERVIDOR PÚBLICO 10
3. METODOLOGIA 10
3.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICAS 10
3.2 PESQUISA DE CAMPO 10
3.3 TIPOS DE PESQUISA E TÉCNICAS DE PESQUISA 11
4. ESTUDO DE CASO - ESCOLA MUNICIPAL JAYME CANET EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO 11
5. RESULTADO E DISCUSSÕES 13
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES 18
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
8. QUESTIONARIO 21
RESUMO:
. Este artigo através de pesquisa bibliográfica e de campo mostra que treinamentos para melhor qualificação dos servidores públicos está vinculados à qualidade do atendimento e à compreensão por parte do servidor da importância de sua atuação nas mais diversas atividades. Segundo RIVELINO DIAS
Desde o início de século XXI, a qualidade no atendimento dos serviços tem sido alvo de estudos e considerada um fator essencial para atração e manutenção de clientes – interno e externo -, gerador de uma vantagem competitiva e da melhoria da imagem das empresas. O setor público tradicionalmente não se preocupa com a manutenção de clientes externos. Contudo, os modelos modernos de gestão pública tornam imprescindível a preocupação com o atendimento das necessidades desses e com a sua própria imagem, prestando serviços que atinjam, e até mesmo superem, as expectativas.
Palavras-Chave: Qualificação, Treinamentos, Servidores Públicos
1. INTRODUÇÃO
Os órgãos públicos estão buscando uma melhor prestação de serviços. Isso significa que a questão da qualidade no atendimento e na prestação de serviços não é assunto exclusivo da iniciativa privada, mas é uma preocupação também da administração pública.
As organizações públicas e privadas têm se preocupado com as conseqüências de mudanças profundas, ocorridas com uma rapidez cada vez mais assustadora, causadas, principalmente, pela globalização. As responsabilidades e as tomadas de decisões, antes privilégio ou obrigação de alguns, agora são compartilhadas por todos para a consecução de um objetivo comum.
Entre essas conseqüências está a mudança de comportamento do cliente que, com maior consciência de seus direitos e um mercado globalizado, torna-se cada vez mais exigente. Daí, a necessidade de utilização de ferramentas no sentido de racionalizar os recursos disponíveis. Nesse processo é indispensável se contar com empregados capacitados
Sempre foi um sonho dos dirigentes, a criação de algo como uma mola propulsora que mantivesses o homem motivado para trabalhar com eficiência e objetividade. Um dos fatores que pode atender essa preocupação é o investimento na qualificação do servidor.
São muitas as dificuldades, no que diz respeito a uma gestão de pessoas, em virtude da falta de direcionamento estratégico nos moldes da que ocorre nas organizações privadas. Mesmo assim, já é possível identificar sinais de melhoria em alguns setores da administração pública.
Apesar de o gestor público ter pouco poder de decisão com base na competência daquele a quem gerencia, é necessário compreender o papel da administração pública e saber lidar com suas peculiaridades. Como observa Vergara (2007), um dos caminhos para superar esses obstáculos é capacitar as pessoas que compõem o quadro funcional. (MELHOR- gestão de pessoas, outubro 2007, p. 63).
De modo geral, as dificuldades peculiares ao serviço público, tais como escassez de recursos financeiros, descontinuidade na gestão e salários nem sempre atrativos, se constituem em fatores de desestímulo ao candidato a ingressar nos quadros das organizações públicas.
O objetivo a que se propõe esse trabalho é identificar a importância da qualificação do servidor para a melhoria do atendimento nos serviços públicos.
Este trabalho busca responder a seguinte questão: Qual é a importância da qualificação do servidor para a melhoria do atendimento nos serviços públicos?
A pesquisa é do tipo bibliográfica, com levantamento de dados através de leituras de publicações impressas ou digitais em forma de livros, dicionários, enciclopédias, periódicos, resenhas, monografias, dissertações, teses, apostilas, boletins e outros
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1 O PAPEL ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Durante as últimas décadas, temos assistido, nas nossas sociedades, a mudanças importantes que tiveram uma influência determinante sobre a maneira como se percebia o Estado e como, por conseguinte, consideravam-se os serviços públicos. Conforme salienta Chanlat (2002), a crise do Estado-Providência, o desmoronamento das experiências socialistas, a hegemonia da empresa privada - como modelo organizacional eficiente e como modelo de mercado - como mecanismo de regulação das trocas, têm influenciado profundamente não só a visão da ação pública, mas também as políticas, os programas, as estruturas e a cultura das organizações estatais.
A administração pública passa hoje por um momento de redefinição de estruturas. O que antes era marcado por ambientes extremamente técnicos, burocráticos e racionais passa a encontrar exigências de renovação. A velha estrutura burocrática entrou num processo de obsolescência, sendo sucedida por um novo modelo, classificado como modelo gerencial.
O modelo gerencial, que começou a se tornar preponderante a partir da década de 1970, é, conforme assinala Paula (2007), uma tentativa de adaptar e transferir os conhecimentos gerenciais desenvolvidos no setor privado para o setor público. Esta visão alcançou seu auge nos anos de 1980 com a emergência da new public management ou nova administração pública. Pelo tratamento do provimento dos serviços públicos como um negócio e pela inserção da lógica
...