Serviço Social
Pesquisas Acadêmicas: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elizzy • 7/10/2013 • 1.557 Palavras (7 Páginas) • 930 Visualizações
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: ECONOMIA POLÍTICA
EXERCICIO I – A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1. A Revolução Industrial constituiu-se em um processo de grandes transformações socioeconômicas, as quais influenciaram profundamente a vida de milhões de pessoas em quase todas as partes do planeta. Com relação à Revolução Industrial é correto afirmar:
I. A Revolução Industrial constituiu-se de três fases distintas: produção artesanal, produçãomanufatureira e produção em série.
II. A Revolução Industrial teve como berço a França.
III. Foi com a Revolução Industrial que o capitalismo se consolidou como modo de produção.
IV. As transformações socioeconômicas relacionam-se diretamente à substituição da produçãoagrícola pelo trabalho artesanal.
A) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
B) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
C) Apenas a assertiva I está correta.
D) Todas as assertivas estão corretas.
E) Apenas a assertiva II está correta.
2. Vivemos numa sociedade industrializada, fruto de mudanças ocorridas desde o século XVIII com o início do processo de industrialização. A Revolução Industrial trouxe mudanças importantes na forma de produzir, que provocou resistência dos trabalhadores, alguns lutando para voltar à produção artesanal, negando a mecanização. Com relação aos tempos iniciais da revolução industrial, é CORRETO afirmar que
A) não havia ainda uma exploração da classe trabalhadora, pois permanecia uma jornada de trabalho de 8 (oito) horas diárias.
B) os trabalhadores resistiram com mais intensidade às imposições salariais do capitalismo que já se fazia presente em toda a Europa.
C) o desenvolvimento do capitalismo foi acompanhado, desde o início, de mudanças técnicas que facilitaram uma maior produção de mercadorias.
D) os trabalhos infantil e feminino não estavam presentes nas manufaturas dessa época, sendo proibidos pela legislação.
E) a força do capitalismo restringia-se aos países europeus, com destaque para Inglaterra, Alemanha e Itália.
3.Quais foram as mudanças culturais que a Revolução Industrial provocou no âmbito do trabalho?
4. Ainda sobre a Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que esta NÃO compreendeu.
A) a mecanização da indústria e da agricultura.
B) um processo de urbanização e uma grande aceleração nos transportes e na comunicação.
C) a eliminação das desigualdades sociais.
D) a aplicação da força motriz à indústria.
E) um maior controle capitalista do sistema econômico.
5.A Revolução Industrial começou na Inglaterra na segunda metade do século XVIII. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A) Como a Inglaterra foi pouco beneficiada pela Revolução Comercial, a Revolução Industrial veio a oferecer-lhe oportunidade para recuperar seu relativo atraso econômico.
B) À época, a população inglesa era equivalente, em número, à da França, embora a Inglaterra tivesse dimensões bem menores.
C) O carvão, o ferro - as duas grandes riquezas da Inglaterra - já eram fartamente exploradas no início da Revolução.
D) O fato de ter um sistema financeiro ainda precário não impediu que a Inglaterra levasse adiante seu processo de industrialização.
E) A Inglaterra não dispunha de recursos agrícolas e florestais suficientes para as suas necessidades.
6. A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações abaixo.
I. Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.
II. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtosindustrializados.
III. Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa.
Assinale a alternativa correta.
(A) Apenas I é verdadeira.
(B) Apenas III é verdadeira.
(C) Apenas I e II são verdadeiras.
(D) Apenas II e III são verdadeiras.
(E) I, II e III são verdadeiras.
7. "A criação de um proletariado despossuído, (...) cultivadores vítimas de expropriações violentas repetidas, foi necessariamente mais rápida que sua absorção pelas nascentes manufaturas. (...) Forma-se uma massa de mendigos, ladrões e vagabundos. Desde o final do século XV e durante todo o século XVI na Europa Ocidental foi criada uma legislação sanguinária contra o ócio. Os pais da atual classe operária foram castigados por terem sido reduzidos à situação de vagabundos e pobres. A legislação os tratava como criminosos voluntários; ela pressupunha que dependia de seu livre arbítrio continuar a trabalhar como antes." (MARX, Karl. O Capital. Paris, Garnier-Flamarion, 1969).
As transformações econômicas e sociais costumam gerar profundas alterações no chamado "mundo do trabalho". A situação apontada por Marx refere-se ao processo histórico
A)Das revoltas operárias, como o ludismo, voltadas à destruição das máquinas e à exploração por elas causada.
B) Do cercamento dos campos (quando a Inglaterra substitui a produção de alimentos pela criação de ovelhas), com o deslocamento de um grande contingente de despossuídos da sua área rural de origem.
C) Da Revolução Industrial,
...