Serviço Social
Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivanclaudio • 8/10/2013 • 268 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
1- O serviço social surgiu na europa, como uma profissão atrelada à ideologia e a doutrina social da Igreja Católica como resposta ao acerramento das contradições capitalistas em sua fase monopolista, para o controle da classe trabalhadora, como forma de amenizar tais problemas. A burguesia se apoia na Igreja e no Estado, a fim de racionalizar a assistência, nascendo, então a Sociedade de Organização da Caridade, que tinha como prática o Serviço Social. A Igreja, então fui se distanciando dos pobres e aliando-se á burguesia com a adesculpa da caridade e de ajudar os pobres, a Igreja então passa a subjugar a população e a defender os interesses da burguesia. O surgimento do Serviço Social no Brasil foi década de 30, período em que o capitalismo ingressava em sua fase monopolica, como fruto da iniciativa particular de varios setores da burguesia, fortemente respaldados pela Igreja Católica e tendo como referencial o Serviço Social europeu.
2- O Serviço Social no Brasil teve sua origem a partir do amplo movimento social, desenvolvido pela Igreja Católica objetivando recristianizar a sociedade pelo catolicismo. Coincidem também com o início do processo de industrialização e do crescimento das populações nas cidades.
Posteriormente e ainda hoje, novas ideias foram se somando aos princípios bases do Serviço Social, auxiliando, desta forma, a profissionalização desse ramo profissional tal como vemos hoje.
3- Desemprego,analfabetismo, fome, violência,favelas, entre outros.
Os assistentes sociais trabalham com a questão social, nas mais variadas expressões cotidianas, e como os sujeitos a vivenciam no trabalho, família, habitação, saúde, assistência social, no acesso aos serviços públicos etc. Onde o mesmo busca sanar tais mazelas.
...