Serviço Social
Exames: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 11/10/2013 • 1.732 Palavras (7 Páginas) • 252 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
THAIS NOVAIS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
JEQUIÉ
2013
1
THAIS NOVAIS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Atividade Disciplinar apresentada á da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito avaliativo para a disciplina Sociologia, Fundamentos Históricos ,Teóricos e Metodológicos , Ciência Política e Filosofia .
Orientador: Prof.Marcia Bastos , Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Roseane Malvezzi.
Jequié
2013
2
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO ................................................................................................04
2.DESENVOLVIMENTO ...................................................................................05
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................08
4.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..............................................................09
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como enfâse mostrar a questão social em relação com a sociedade contemporanea , juntamente com o surgimento e desenvolvimento social e expressões de diversas formas na atualidade .
Falar do Serviço Social no Brasil e no mundo requer falar das práticas assistencialistas que faziam parte da profissão . Suas ligações com à igreja Católica era de tão importância que tinham total domínio sob a caridade, filantropia e bens esses destinadas aos menos favorecidos, essas práticas eram apoiada pela ordem burguesa da época.
O desenvolvimento social são resultados das demandas capitalistas que tinhasm estratégias e metodos de opressão social , reproduzia uma ideologia e se relacionavam com as transformações sociais e econômicas.
Um processo de industralização de um modelo de modernização conservadora favorecia ao Estado. Buscavam apoio do Estado para o projetos de classes encontraram-se de tal maneira a” questão social “é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. Surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.
Com a sobrecarga do capital gerou uma crise estrutural no mundo do trabalho, com a agravação da crise os jovens , tem sido os primeiros cidadões trabalhista a ficarem desempregados , aprofundando de uma maneira de precarização com a vida e trabalho das pessoas .Gerando em sim uma crise de desemprego e agravamento na sociedade.
O mundo capitalista sofreu várias alterações ao longo do século XX e, sobre consequencia, a Questão Social modificou-se. Pereira (2001) destaca três modelos de organização do Estado durante o século XX: o Estado Liberal, o Welfare State e o Estado Neoliberal, sendo que a adopção de qualquer destes modelos derivou das transformações da Questão Social. Segundo Heidrich (2006), o modelo liberal nasceu com o capitalismo e preconizou a não intervenção do Estado nas actividades de mercado, deixando à sorte de cada um o seu fracasso ou sucesso. Estas medidas mostraram-se ineficazes na medida em que o mercado não tem o poder de se auto-regular.
DESENVOLVIMENTO
A decorrência de grandes aglomerações urbanos , os problemas sociais , viam crescendo , principalmente por causa do modelo ecônomico que explorava a mão de obra (trabalho livre). De forma coercitiva para atender a produção fabril ,ocorrendo um novo metodo de produção .
O surgimento da Revolução Industrial aconteceu e tornou os métodos de produção mais eficientes, sendo um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX com substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. (trocando o homem pela fábrica). Onde a sociedade ganhavam uma nova ordem , polarizando e radicalizando em duas clases – a burguesia e o proletariado .
Com aprofundamento sobre a reflixiva questão social ,entramos em questão a desigualdade social , a probreza, pois nos tornamos cada vez mais perceptíveis ;Defendido o princípio de que todos os homens têm os mesmos direitos e são iguais perante a lei, fica cada vez mais dificil de justificar as diferenças sociais.
A questão social , aprofunda-se como estudamos nas desigualdades sociais , que se manifestas nas formas de pobreza , miséria, exclusão social , desemprego, violência que nao é novidade alguma no nosso país; Então entendida como o conjunto de problemas sociais, econômicos e políticos de uma dada sociedade, e afirma que sua emergência data do surgimento da classe operária que impôs ao mundo moderno, no curso da constituição da sociedade capitalista, um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos.
No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante. Portanto dados que comprovam o grande problema que enfrentamos .
Suas expressões sobre a questão social se maninsfestam atras de espaços e empos sociais , em instituiçoes coformando a humanidade das privações e direito á vida ,teto ,moradia , emprego estável , nível de escolaridade completo , identidade , tirando a mal impressão e a relação desconfortavél dos sujeitos enfrentarem essa questão .
As expressões da questão social no surgimento do Serviço Social
Na década de 30 surgiu no Brasil, o Serviço Social uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Quando colocamos em discussão sobre a questão social designamos , dois elementos que surgem em destaque : o trabalho e o capital .
Novas configurações assumem que as expressões entre as quais: as transformações das relações de trabalho; a perda dos padrões de proteção social dos trabalhadores e dos setores mais vulneráveis que veem suas conquistas e direitos ameaçados . (YAZBEK).
Devido há esses elementos e compreendermos de maneira clara e objetiva consideramos de início , o trabalho humano destacando as relações sociais que desenvolvem no sistema produtivo.Colocando em evidência , sobre a questão social a exploração do trabalho pelo capital e com todas as consequências para a vida do trabalhador ; Um Caos terrível atingindo uma boa parte da sociedade com violência , prostituição , alcoolismo , doenças manifestadas em crianças e mulheres e demais problemas sociais .
Como era tratada a questão social no inicio do Serviço Social no Brasil , e como são tratadas na atualidade .
No Brasil , a questão social é um processo tardio , levando em conta ao sistema colonial , implantando-se e baseando-se no trabalho escravo , na monocultura agrí cola e no latifúndio , sendo ate hoje nos dias atuais como grandes economias mundias ; Dedes do século XIX comerçaram as lutas pelas condiçoes de vida do trabalho , inciando a questão social no Brasil sendo os elementos de movimentos sociais . Na década de 30 comerçaram ha achar que a questão social poderia ser tratada como um problema político ,onde nesse período criaram as legislações trabalhistas, Institutos de Aponsetadorias e Pensões , CLT(Estado de Bem Estar Social ) .
Tendo uma mudança significativa havendo as transformações econômicas , com a formação das classes assalariadas urbanas (o operariado), os imigrantes eupropeus , com experiências e lutas sociais .Quando lutavam por melhores condições de vida.
As expressões da questão social na atualidade
A desigualdade social é uma das principais expressões ; Massas pauperizadas que precisam de moradia (Habitação) , reforma agrária ,condições minímas de saúde . que vivem em condiçoes de miseráveis sem que haja uma política social , garantindo seus direitos de cidadões.
A questão social é apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade. (Iamamoto, 2007)
Relação concreta entre as refrações da questão social no passado e no presente.
A “questão social” é vista na produção do Serviço Social relacionada ao pauperismo e à reação dos trabalhadores às precárias condições de vida geradas no capitalismo.
Foi promulgada uma série de medidas de políticas sociais, como uma forma de enfrentamento das múltiplas refrações da questão social, ao mesmo tempo em que o Estado conseguia a adesão dos trabalhadores, da classe média e dos grupos dominantes, donos do capital.
Em diversas empresas e indústrias existe ainda a exploração de trabalhadores , que fazem suas devidas obrigaçoes , e expondo essas condições de precariedade a sua saúde sem fiscalização alguma de um chefe de segurança do trabalho .
Como a população se manisfesta contra as expressões da questão social na atualidade.
Nos últimos anos, as dificuldades encontradas são pelo crescimento da desigualdades, as lutas cotiadianas por um trabalho mais digno , um atendimento de boa qualidade para os trabalhadores e o questionamento etcnico-raciais, a diversidade cultura e religiosa.
A desigualdade social, como base da questão social, precisa ser qualificada e quantificada. O Brasil, segundo Pochmann (2003), detém a terceira pior desigualdade de renda dentre 162 países do mundo. É, inclusive, pior do que a África do Sul do aparthaid. Dez por cento dos ricos ganham 50 vezes mais do que os 10% mais pobres e que compartilham 1% apenas da riqueza socialmente produzida e acumulada; 20% da população apresentam renda per capita acima de R$ 540,00 reais e 25% dos brasileiros vivem em condições precárias, sem renda
emprego, acesso à educação, acumulando desigualdades não só de renda, mas política, social, cultural, moral e simbólica.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível refletir e analisar que a principal expressão da questão social é a desigualdade social; Nos deparamos diariamente com situações de desigualdade , estado de miserias de famílias e jovens na rua ,a probreza e a exclusão social , violênia e o desemprego , conjunto de problemática que ocorreu decorrente das transformações econômicas e sociais.
A miséria social que o capitalismo trouxe para a maioria da população , ainda é um perigo para a ordem burguesa , mais também é uma refutação muito clara do liberalismo , onde sempre se afirmou o bem-estar .social garantindo um interesse próprio .
No final do séc XVIII a pobreza foi considerada uma desgraça na sociedade .Que surgiu o crescimento da produção comercial , aumentando a mão de obra e a pobreza e a miséria passou a ser um ato de preguiça e indolência ds indivíduos .
Uns dos processos desencadeador da questão social, foi a industrialização e urbanização, sendo que dessa forma as relações sociais e econômicas pré-industriais foram desmanteladas pelo avanço das forças produtivas.
E para solucionar a questão social só se torna questão social, quando ela for problematizada o suficiente, reconhecida e assumida por um dos setores da sociedade, com o objetivo de enfrenta-la e torna-la pública para que assim seja transformada em demando politica, no sentido de resolver o problema.
REFERÊNCIAS :
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gênese-Da-Questão-Social/982132.html
http://www.ts.ucr.ac.cr/binarios/congresos/reg/slets/slets-019-269.pdf
http://fgh.escoladenegocios.info/revistaalumni/artigos/artigo_10.pdf
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewFile/947/727
http://www.skoob.com.br/livro/304057-pobreza_e_exclusao
http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpplll/Trabalhos/EixoTematicoC/c87b61e8701505617Janaina.pdf
TOMAZI,Nelson Dacio. Sociologia da educação . São Paulo :Atual Editora 1997
COSTA,Cristina .Sociologia "Introdução á ciência da sociedade".São Paulo :Editora Moderna
...