Serviço Social
Trabalho Escolar: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: waterloo • 17/11/2013 • 2.867 Palavras (12 Páginas) • 376 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Ana Paula da Costa - RA: 7319552380
Ellen Teixeira Veloso - RA: 6506251477
Josiani Borba - RA: 6572298240
Lohara Teixeira Veloso - RA: 6506251491
Rosane de Moura - RA: 6791433090
ATPS de Formação Social, Econômica e Política do Brasil
Jaraguá do Sul/SC
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ATPS de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I
Relatório apresentado pelos (as) alunos (os) do Serviço Social 2° semestre, à Universidade Anhanguera-Uniderp, para a obtenção parcial de nota da disciplina Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I, com a Profa. Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes.
Jaraguá do Sul/SC
2013
O serviço social no Brasil
“O surgimento do Serviço Social no Brasil tem sua origem no amplo
Movimento social que a Igreja Católica desenvolve com o objetivo de
Recristianizar a sociedade. Com o crescimento da industrialização e das
Populações das áreas urbanas surge a necessidade de controlar a massa operária.
Com isso o Estado absorve parte das reivindicações populares, que demandavam
condições de reprodução: alimentação, moradia, saúde, ampliando as bases do
reconhecimento da cidadania social, através de uma legislação social e salarial.
Essa atitude visava principalmente o interesse do Estado e das classes dominantes
de atrelar as classes subalternas ao Estado, facilitando sua manipulação e
dominação, Iamamoto (1998).”
Segundo o texto nos relata, fica muito claro o interesse do governo e da igreja para com a sociedade, principalmente do governo com relação à classe trabalhadora, o qual era dominar e ter o controle total a fim de fazer o que lhes era conveniente e não o que o povo reivindicava.
A questão no Brasil que envolve o serviço social está em foco desde 1930, época em que o cenário estava abalado e havia muita tensão por parte dos movimentos políticos e as classes trabalhadoras, mas tal questão se aprofunda há muito tempo também no campo da pobreza, da miséria, da fome, do desemprego e outras demandas que necessitam da total atenção por parte do serviço social, e apesar da prática de serviço hoje se fazer valer e ser aplicada houve um tempo de grande alienação política, ou seja, o serviço social estava de certa forma impedido de ter uma posição autêntica no seu âmbito de trabalho, os agentes que trabalhavam na época dos anos trinta e outros que se seguiram, eram aprisionados á burguesia que os impedia de agir em favor das causas que realmente mereciam atenção, deixavam de lado a sua consciência coletiva, não tinham suas atenções voltadas a um projeto político e de ação profissional, apenas seguiam as ideias que eram repassadas pela burguesia, eram manipulados e distanciavam-se das lutas sociais.
Durante muito tempo o serviço social teve as suas relações fixadas com as classes dominantes, mas com o passar dos tempos passou por diversas mudanças, dentre elas a ruptura com a alienação foi a que mais levou o mesmo para o encontro das suas verdadeiras ações, permitindo assim uma visão mais crítica e desmistificada da realidade e encontrando o seu lugar perante a sociedade, e o órgãos governamentais vigentes.
Modern Times (br/pt: Tempos Modernos) é um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" (The Tramp) tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempos_Modernos Acesso em 29/08/2013.
A situação do serviço social nos primórdios de seu surgimento nos faz remeter a situação repassada no filme Tempos Modernos (Modern Times), de 1936 com direção do imensurável Charles Chaplin que retrata a realidade na época da industrialização em que os operários eram submetidos a cargas horárias sub-humanas e com baixos salários, o filme deixa bem claro o interesse das empresas que pensavam apenas em produzir e não davam nenhum valor a seus funcionários, o filme nos mostrou também que diante de tais situações a classe operária resolveu fazer protestos por melhorias, apesar de tratar da situação toda de uma forma bem cômica, fica fácil compreender o que as pessoas tiveram que passar, e as lutas que foram travadas entre o proletariado e as classes dominantes, no Brasil a situação também não foi diferente, pois a população em geral estava cansada de tanta exploração e surgiram aí os primeiros movimentos trabalhistas que fez com que o serviço social adentrasse nessa situação toda com o objetivo de acalmar os ânimos por assim dizer, mas todo o trabalho tinha por trás a mãos do estado o qual era o maior favorecido, e não queria ceder a uma classe que vinha buscando forças para alcançar os objetivos.
Seguindo a linha da história do serviço social foi durante a ditadura do estado novo,
...