Serviço Social
Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristinavalone • 6/3/2014 • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 296 Visualizações
COMO O HOMEM É VISTO NESTA SOCIEDADE QUE CONVIVE COM MUITA INFORMAÇÃO?
O processo de modernização da sociedade e os avanços tecnológicos estão provocando profundas mudanças no cotidiano das pessoas e nas relações humanas. Vivemos em um mundo globalizado. As informações chegam em quantidade e com uma velocidade muito grande na vida das pessoas e, estas mudam constantemente. Ou seja, ao adquirir um conhecimento, logo este é rapidamente substituído por uma nova informação e as pessoas tem que se desdobrarem para tentar acompanhar o ritmo ou ficam pra trás.
Podemos observar que nesta era da modernização, da informação e do lucro, as pessoas vivem tensas, estressadas, sufocadas e são constantemente pressionadas para serem mais eficientes, independente de qualquer coisa. Estamos nos deparando com um processo de desumanização e deterioração dos valores humanos: O que prevalece é o individualismo, a competitividade e a lucratividade.
As tecnologias podem ser instrumento de alienação ou de transformação. Vai depender de como vamos usá-las. Também devemos ser críticos com o que é veiculado pelos meios de comunicação, ou seja, não aceitar tudo como verdade. A partir dessas reflexões podemos dizer que é importante sim, acompanhar a evolução das tecnologias, mas, é preciso utilizar de forma adequada buscando o desenvolvimento pessoal, profissional e coletivo, sem deixar de lado os valores humanos: a solidariedade, a coletividade, a amizade e o companheirismo.
DEFINIÇÃO DO TERMO OPERÁRIO COLETIVO.
Operário coletivo é a participação de diversos trabalhadores na produção ou confecção de um produto, ou seja, cada um fazendo sua parte específica no processo. Neste aspecto o produto deixa de ser fruto direto do trabalhador individual (trabalho artesão) para se transformar em produto social (Operário coletivo), (AGOSTI,1970).
O PAPEL DO TRABALHO HUMANO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Na sociedade capitalista houve a divisão do trabalho. Cada operário tem sua função específica e rotineira na fábrica e na produção ou fabricação de um determinado produto. Ou seja, o produto final tem a participação de vários trabalhadores. Hoje, diferente de antigamente muitas pessoas já não sente mais o mesmo prazer de trabalhar. Aquela satisfação de produzir produtos feitos pelas suas próprias mãos, utilizando sua própria criatividade quase já não existe mais. Ao contrário o homem está cada vez mais se tornando escravo da máquina. ( FALCHETI e LASCIO, 2003).
Esse processo de industrialização e modernização da sociedade que tem como principal objetivo a acumulação de renda, trouxe consigo a substituição do homem pela máquina e a precarização do trabalho afetando diretamente as relações humanas.
Percebe-se que o trabalho passou ser usado como forma de degradação do próprio ser humano, pois vem transformando o homem em objeto. Isso mostra o caráter desumanizador do capital que visa apenas o lucro em detrimento das reais necessidades humanas.
A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES
A grande rede mundial de informação vem adquirindo cada vez mais espaço no cenário mundial e no cotidiano das pessoas. O uso de computadores faz parte da realidade das pessoas ou seja, desde a criança ao adulto tem acesso a essa ferramenta. Hoje quem não tem um computador em casa, tem acesso aos mesmos através de lan-houses e outros espaços espalhados em todos lugares.
Porém o uso dessa ferramenta tem que ser feito de forma segura, porque ao mesmo tempo que oferece uma maior facilidade, também oferece riscos, pois há muitas pessoas que não utilizam de forma adequada e acabam colocando suas próprias vidas em risco. O que percebemos hoje são muitas crianças e adolescentes usando as redes sociais sem nenhuma preocupação expondo de forma não segura informações pessoais, fotos, dentre outros. Tudo isso fica visível para pessoas desconhecidas e má intencionadas.
Portanto devemos utilizar a internet de uma forma racional. É necessário selecionar os dados que podemos partilhar na grande rede, não marcar encontros em lugares desertos e com pessoas desconhecidas. São medidas simples mas, importantes para reduzir os riscos que a rede mundial oferece.
PESQUISA
O QUE É PEDOFILIA?
A pedofilia é definido, pela Organização Mundial da Saúde, como a ocorrência de práticas sexuais entre um indivíduo maior de 16 anos com uma criança na pré-puberdade. A psicanálise encara a pedofilia como uma perversão sexual.
O abuso sexual de menores gera danos na estrutura e nas funções do cérebro da criança molestada, incluindo aquelas que desempenham papel importante na memória e nas emoções. A internet é o maior veículo de propaganda de erotismo infantil nos dias atuais.
No
...