Serviço Social
Casos: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biacampos22 • 23/4/2013 • 252 Palavras (2 Páginas) • 1.048 Visualizações
Resumo
A autora Silvia Lane, apresenta em seu livro “O que é Psicologia Social?”, o fato de que nosso modo de agir é determinado pelo grupo social ao qual pertencemos. Sendo nesta convivência, que definimos nossa identidade e peculiaridades.
Características peculiares que dizem respeito à maneira de cada um se relacionar com os outros, sendo características que foram sendo apreendidas nas relações grupais; sejam familiares e/ou de amigos, através do desempenho de papéis diversificados. E é nessa diversidade que os sujeitos vão se descobrindo diferentes e distintos uns dos outros. Passando a ser pessoas com características próprias no confronto com outras pessoas. Possuindo assim identidades sociais que os diferenciam dos demais.
Os papéis que desempenhamos em nosso cotidiano e a nossa identidade reproduzem, no nível ideológico (do que é “idealizado”, valorizado) e no da ação, como maneira “naturais e universais” de ser social, relações de dominações necessárias para a reprodução das condições materiais de vida e a manutenção da sociedade de classes onde uns poucos dominam através da exploração da força de trabalho.
A Psicologia Social, área da Psicologia que estuda o comportamento de indivíduos enquanto seres socialmente influenciados, mostra como se forma nossa concepção de mundo, sua vinculação à linguagem que aprendemos e os valores que assimilamos.
A linguagem se desenvolveu historicamente quando os seres humanos tiveram que cooperar para a sua sobrevivência, desenvolveu a linguagem como forma de generalizar e transmitir esta prática. O trabalho cooperativo, planejado, que submete a natureza ao homem, só foi possível através do desenvolvimento da linguagem pelos grupos sociais humanos.
...