Serviço Social
Projeto de pesquisa: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silviomauro • 23/4/2014 • Projeto de pesquisa • 787 Palavras (4 Páginas) • 258 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 8
ANEXO
1 DESENVOLVIMENTO
A cultura da segurança compreende comportamento, capacitação, investimento, manutenção, fiscalização, participação, tecnologia, enfim, uma série de fatores que dependem de ações continuas e do acumulo de experiência. Educação para a prevenção é isso que precisamos. Os conceitos básicos de prevenção de acidentes no transito, em casa precisam ser semeados a partir dos bancos escolares e cultivados nos cursos técnicos e universidades. Se assim for feito, os seus frutos – ambientes seguros e saudáveis – serão escolhidos durante a vida de todos os cidadãos. Cada vez que essa colheita estiver ameaçada, os cidadãos conscientes estarão preparados para combater as pragas que se apresentarem, principalmente o descaso, desleixo, desrespeito, incompetência e má fé dos admiradores públicos e privados, sejam eles governantes, parlamentares, empresários, fiscais ou tecnocratas de plantão.
Respeito aos trabalhadores, ao público e ao meio ambiente é um exercício de cidadania. Priorizar a segurança e a saúde do ser humano em todos os empreendimentos é uma forma de garantir esse exercício e isso é um direito de dever de todos nós.
Acidente no trabalho pode ser caracterizado como eventos inesperados ou previsíveis que podem causar danos à saúde e bem estar no empregado, bem como prejuízos materiais e financeiros a empresa. As Normas Regulamentadoras (NR) determinam às empresas, a necessidade de análise de riscos e capacitação aos empregados a fim de diagnosticar a fundo as possibilidades de acidentes de trabalho, para assim, evita-los. Alem disso, cabe aos empregados fornecer todas as informações cabíveis sobre os riscos e medidas de controle de acidentes (MTE, 2010).
O artigo 19 da Lei n.º 8.213, de 24 de julho de 1991 define acidente de trabalho como toda situação onde é ocasionado pelo exercício do trabalho designado ao empregado da empresa provocando lesões corporais ocasionando a redução, perda da produtividade, sendo ela permanente ou temporária podendo levar até mesmo a morte (BRASIL, 1991). Desenvolvendo uma obra em execução, um funcionário foi chamado pelo seu superior para substituir um colega de trabalho que vinha faltando ao trabalho, o empregado saiu de sua função e veio a ocupar uma nova atividade sem conhecimento do serviço que iria executar foi cumprir uma ordem sendo que o mesmo não conhecia o risco e também não recebeu treinamento para o material no qual iria trabalhar, sendo que a sua nova função foi detonar uma rocha em uma escavação para instalar–se um poste. Sem nenhum preparo técnico para exercer a função a qual foi designado uma obra em execução o empregado não usava os equipamento de proteção individual nem o de proteção
...