Serviço Social
Artigo: Serviço Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dref • 10/5/2014 • 527 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
Introdução
A política social tem o objetivo de estabelecer mecanismos de proteção social a todas as pessoas que não têm condições de prover sua própria sobrevivência, além de prover atendimentos e serviços públicos para a garantia de participação de todos no desenvolvimento nacional, como serviços públicos de saúde, educação, segurança, formação profissional, etc. É uma política que visa lucro ao contrario do capital, que visa sempre ganhar, em qualquer situação. A política social tem como objetivo o atendimento às necessidades básicas de vida e trabalho da sociedade sem obtenção de lucros.
O Objetivo deste texto é expor as políticas sociais brasileiras numa perspectiva histórica, observando suas transformações no cenário de desenvolvimento econômico e político do país, bem como as suas possíveis consequências no processo de acumulação e de supremacia. Identifica-se neste cenário uma tendência à Observa-se no Brasil um quadro de pobreza global no contexto de uma secular convivência com o drama da desigualdade, não contrário os períodos de crescimento econômico continuado que ocorreram no país a partir de 1930. Nesta década, a supremacia do modelo agrário exportador inicia um processo de transformação que, ao gestar em seu próprio núcleo elementos do modelo urbano-industrial, sem perder o controle do padrão de superioridade econômica e política, vai redefinindo os traços do modelo econômico que irá se configurar na nova supremacia do modelo urbano industrial, alcançando suas bases de concretização no período de 1950 a 1970.
Na década de 1970, com o projeto desenvolvimentista em evidência, a noção de progresso e de crescimento econômico mantém a hegemonia do modelo urbano industrial, exacerbando a contradição capital/trabalho, fazendo emergir um cenário social confuso, sobretudo nos grandes centros industriais como a capital de São Paulo. Na década de 1980 a hegemonia deste modelo de acumulação convive com uma significativa expressão contra-hegemônica da sociedade civil que se manifesta por meio de movimentos sociais e demais formas de organização e participação política.
Esta década foi denominada pelos economistas da época de “década perdida”, devido ao decréscimo do índice do Produto Interno Bruto concomitante à emergência de um processo de redemocratização, sobretudo a partir da Nova República. Os anos 90 iniciam com a marca do neoliberalismo com sua proeminente força ideológica, não encontrando dificuldades para fortalecer a supremacia do modelo de ajuntamento até então vigorante.
Conclusão
Conclui-se que as políticas sociais no Brasil é um conjunto integrado de ações de iniciativas dos Poderes Públicos e da sociedade, destinados a assegurar os direitos à saúde, a previdência e a saúde. São consideradas produto histórico das lutas do trabalho, medida em que respondem pelo atendimento de necessidades inspiradas em princípios e valores socializados pelos trabalhadores, somente reconhecidos após a 2ª Guerra Mundial, onde a sociedade capitalista se vê diante da questão social.
Assistência social: política social de proteção gratuita aos necessitados, do nascimento até o envelhecimento, bem como aos deficientes e ate a reintegração
...