Serviço Social
Artigo: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SIMONE12AMARAL • 4/6/2014 • 421 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
ETAPA 3 – ATPS DE POLITICA E SEGURIDADE SOCIAL
Junto com o Desafio do Sistema de Proteção Social, esperamos o que da proteção social? Ter uma renda para resolvermos situações de alguém que sinta bastante fragilizado, tendo assim de imediato poder pagar e comprar com condições que levem a superar a fragilidade e a restauração da automanutenção.
Temos assim duas realidades ocultadas nesse modo de agir e pensar, a primeira e que a proteção social vai mais além de que objeto de compra e venda e a segunda e de ultrapassa o campo individual.
Três grandes ocorrências históricas moveram essas ações de poupar do campo individual para o Social. A primeira se deu no final do século XIX, quando o acidente do trabalho passou a ser responsabilidade do patrão e não do empregado , sendo assim a primeira grande conquista junto a proteção social dos trabalhadores. A segunda se deu no inicio do século XX, onde desenvolveu uma modalidade de pacto entre patrão-empregado tendo como mediador o Estado e a terceira após recessão dos anos de 1930, sendo mais intensamente no pós segunda guerra que teve o reconhecimento de direitos a provisão publica da população com base do modelo Welfare State.
Sendo assim a renda de substituição vem centralizando as formas de renda – BCP, Bolsa Familia, Agente Jovem e PETI compondo assim quase toda a totalidade do custeio da Proteção Social não Contributiva Federal.
Desde a criação do Desenvolvimento Social e Combate a fome em fevereiro de 2004, somos chamados a mostrar que vimos uma mudança nas Politicas Sociais no Brasil, estruturando o patamar das Politicas Publicas, nas perspectivas das bases materiais de um Estado de Bem Estar Social.
Através dessa publicação podemos elaborar uma parceria junto a UNESCO, bastante significativa no momento que estamos investindo e consolidando essa estrutura politica de desenvolvimento social. No ano de 2008, foi implantados o Programa Gestão Social com Qualidade a capacitar 1.531 Gerente Sociais que atuam nas áreas de Assistência Social. Essa ação alcançou 573 municipio de todos os estados e do DF.
Estamos avançando na questão de Capacitação, sabendo que temos ainda muito o que fazer nesse campo, vamos assim avançar as questões metodológica, trabalhando intensamente com pessoas que estão nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS), junto com os beneficiários.
Referências:
. Patrus Ananias - Ministro do Desenvolvimento Social e Combate a fome
. Desafios do Sistema de Proteção Social – SPOSATI, Aldaíza
. Consepção e Gestão da Politica Social não Contributiva no Brasil – SPOSATI, Aldaiza
...