Serviço Social
Pesquisas Acadêmicas: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 281170 • 1/9/2014 • 2.126 Palavras (9 Páginas) • 228 Visualizações
Em cada ser humano existe um coração próprio, onde a Justiça se esconde e,
“o coração das pessoas é terra onde ninguém pisa”.
Alguma coisa, em cada situação de conflito, demanda um ajuste, longe dos ditames do olho por olho, da frieza da sentença e da vingança, que estão implícitos em alguns conceitos de Justiça.
Maria Nazaré Serpa
Introdução
A realidade social vivenciada nos dias atuais requer que os profissionais desta área tenham, na sua formação, capacidade de refletir criticamente sobre os acontecimentos de cunho econômico, social e psicológico que ocorrem na sociedade. Vários são os exemplos que vemos na mídia, principalmente nos jornais, sobre as consequências de uma sociedade que precisa ser mais igualitária. No Brasil, temas como o uso de drogas e a corrupção na política são recorrentes; tudo isso acaba trazendo alguns efeitos sérios à população.
Desta forma, este desafio consiste na análise do filme Tropa de Elite (Brasil, 2007, direção José Padilha), sob o prisma de alguns conceitos importantes da Psicologia Social.
INTRODUÇÃO
O QUE É CULTURA?
Cultura é o conjunto de atividades e modos de uma comunidade, de povo de agirem, são seus costumes e educação que fazem com que as pessoas pensem, agem e vivem sua vida. É um meio pelo qual o homem se adapta a realidade de onde vive, transformando em realidade a sua existência.
A cultura é fundamental para a compreensão de valores morais e éticos que fazem o comportamento social do individuo, entender esses valores e como conduzem nossas emoções é um grande desafio tanto para nos simples indivíduos como para a ciência que estuda o comportamento humano.
Se reunirmos o sentido amplo e o sentido restrito, compreendemos que a cultura é a maneira pela qual os humanos se humanizam por meio de praticas que criam a existência social, econômica, politica, religiosa, intelectual e artística.
RELAÇÃO ENTRE CULTURA E O FILME TROPA DE ELITE.
No filme Tropa de Elite, podemos ver claramente a cultura da violência que atinge a população, tanto da classe mais pobre como por parte das autoridades que deveriam dar exemplos e combater a violência.
Na luta de um capitão do Bope que vê sua vida particular se transforma por causa de seu trabalho, na procura por um substituto e na ânsia de combater os corruptos e achar o responsável pela morte de seu companheiro de profissão, acaba usando claramente de violência absurda chegando ao nível dos traficantes que usam e abusam da violência, tanto para conseguir seus bens de consumo, como para intimidar e acabar com os moradores de uma favela, que se veem obrigados a conviver dentro das regras desses.
Vemos também, a cultura do tráfico de drogas que é uma forma de valorização para as pessoas que se mantêm através deste, crianças que deveriam estar na escola, sendo envolvidas pelos traficantes e aprendendo desde cedo como trabalhar com o tráfico.
Famílias inteiras sendo manipuladas e envolvidas, mesmo sem querer, mas pela baixa qualidade de vida se tornam obrigadas a continuar nesse meio.
Até mesmo nas manifestações culturais, as pessoas se manifestam para defender os traficantes que são mortos devido ao tráfico. Vemos claramente nas músicas, por exemplo, apologia ao crime e à violência. Através de letras de Rap ou Funk como “Rap das Armas” os “artistas” da comunidade manifestam o que vivem, o que testemunham e acreditam como único destino:
“Morro do Dendê é ruim de invadir
Nois, com os Alemão, vamo se diverti
Porque no Dendê eu vo dizer como é que é
Aqui não tem mole nem pra DRE
Pra subir aqui no morro até a BOPE treme
Não tem mole pro exército civil nem pra PM
Eu dou o maior conceito para os amigos meus
Mais Morro Do Dendê Também é terra de Deus
Fé em Deus, DJ
Vamo lá
Morro do Dendê é ruim de invadir
Nois, com os alemão, vamo se diverti
Porque no Dendê eu vo dizer como é que é
Aqui não tem mole nem pra DRE
Pra subir aqui no morro até a BOPE treme
Não tem mole pro exército civil nem pra PM
Eu dou o maior conceito para os amigos meus
Mas morro do Dendê também é terra de Deus
Vem um de AR15 e outro de 12 na mão
Vem mais um de pistola e outro com 2oitão
Um vai de URU na frente escotando o camburão
Tem mais dois na retaguarda mas tão de Glock na mão
Amigos que eu não esqueço nem deixo pra depois
Lá vem dois irmãozinho de 762
Dando tiro pro alto só pra fazer teste
De ina-ingratek, pisto-uzi ou de winchester
É que eles são bandido ruim e ninguém trabalha
De AK47 e na outra mão a metralha
Esse rap é maneiro eu digo pra vocês,
Quem é aqueles cara de M16
A vizinhaça dessa massa já diz que não agüenta
Nas entradas da favela já tem ponto 50
E se tu toma um pá, será que você grita
Seja de ponto 50 ou então de ponto 30
Mas se for Alemão eu não deixo pra amanhã
Acabo com o safado dou-lhe um tiro de pazã
Porque esses Alemão são tudo safado
Vem de garrucha velha dá dois tiro e sai voado
E se não for de revolver eu quebro na porrada
E finalizo o rap detonando de granada
Vem
...