TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Casos: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  2.872 Palavras (12 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 12

TEÓRICOS

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

MOTRICIDADE

LINGUAGEM E COGNIÇÃO

1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos):

Período de percepção, sensação e movimento.

2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos):

Função simbólica – linguagem – comunicação.

3ºperíodo: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos):

Diferencia real e fantasia.

4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante):

Valores pessoais.

Ao nascermos, as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos , Progressivamente, a criança vai aperfeiçoando tais movimentos reflexos e adquirindo habilidades já se concebendo dentro de um cosmo “com objetos, tempo, espaço, causalidade objetivados e solidários, entre os quais situa a si mesma como um objeto específico, agente e paciente dos eventos que nele ocorrem”.

|Para Piaget o processo de o desenvolvimento cognitivo da criança se divide em três partes: Organização: à medida que a criança cresce ela começa a organizar seus sistemas físicos e cognitivos, Adaptação: capacidade que a criança tem de se adaptar e com isso suas estruturas mentais e de comportamento. Assimilação: entender as novas informações, Acomodação: mudança nos esquemas existentes pela formas de pensar ou agir. Equilibrarão: tendência para manter as estruturas cognitivas em equilíbrio.

TEÓRICOS

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

MOTRICIDADE

LINGUAGEM E COGNIÇÃO

VYGOSTSKY

Mediação simbólica: trata do conceito de intermediação, da relação homem-mundo, que acontece através de duas formas: Instrumentos , Signos / símbolos.

Comunicação: Para Vygotsky, não é suficiente ter todo o aparato biológico da espécie para realizar uma tarefa se o indivíduo não participa de ambientes e práticas específicas que propiciem esta aprendizagem. Não podemos pensar que a criança vai se desenvolver com o tempo, pois esta não tem, por si só, instrumentos para percorrer sozinho o caminho do desenvolvimento, que dependerá das suas aprendizagens mediante as experiências a que foi exposta.

A proposta interacionista:- Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que seria esta que tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge. Depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento.

TEÓRICOS

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

MOTRICIDADE

LINGUAGEM E COGNIÇÃO

WALLON

Wallon, Enfoca o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, “Pode-se assumir, segundo WALLON que a relação destes quatro campos funcionais não é sempre de harmonia, mas sim, de conflito”.

As emoções: manifestação afetiva, relação = interação criança e meio onde está inserida.

O movimento: primeiro sinal de vida psíquica.

1º momento: A inteligência:

2º momento = pensamento categorial = conceitual.

A construção do “eu” como pessoa.

Imitação do outro, maneira de “incorporar o outro”.

Negação do outro, para perceber o limite “eu-outro”.

Para Wallon, É importante estar atento a fatos, onde os primeiros gestos, antes de serem emocionais, exceto o choro, são gestos impulsivos. São aspectos ligados tanto a parte da motricidade, como do pensamento. A motricidade tem um caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento, quanto pela maneira com que ele é representado. Para Wallon, “o pensamento da criança, precisa da gestualidade como suporte”, logo como formar seres pensantes.

A teoria de Wallon visa à valorização da interação com os elementos da cultura, por estar baseada no pensamento que se estrutura por meio da linguagem, isto é, o pensamento expresso pela fala e organizado pela linguagem.

TEÓRICOS

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

MOTRICIDADE

LINGUAGEM E COGNIÇÃO

MONTESSORI

Montessori :Individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma "educação para a vida". Métodos elaborados por Montessori, associando-o à vontade de aprender -conceito que ela considerava inerente a todos os seres humanos.

Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor. "A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los", disse certa vez. Muitos dos exercícios desenvolvidos pela educadora - hoje utilizados largamente na Educação Infantil - objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho).

O método Montessori, Baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu os materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.

TEÓRICOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com