Serviço Social
Artigo: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kegina • 16/9/2014 • 3.085 Palavras (13 Páginas) • 232 Visualizações
ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO INTERAÇÃO
SERVIÇO SOCIAL – 8 º SEMESTRE
LAURA APARECIDA ARGUELHO MENDES R.A: 268825
MARCIA CRISTINA ARGUELHO MENDES R.A: 268824
Serviço Social ao Contexto Urbano e Rural
ATPS
CAMPO GRANDE-MS, SETEMBRO
2013
Serviço Social ao Contexto Urbano e Rural
ATPS.
LAURA APARECIDA ARGUELHO MENDES R.A: 268825
MARCIA CRISTINA ARGUELHO MENDES R.A: 268824
PROFESSORA EAD : LAURA SANTOS.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO INTERAÇÃO
SERVIÇO SOCIAL – 8 º SEMESTRE
CAMPO GRANDE, 23 DE SETEMBRO DE 2013-MS
Sumário
1- Resumo .................................................................................03
1.1 Abstract e palavra chave................................................03
2- Introdução..............................................................................04
3- Reforma Agrária no Brasil...............................................................05
4- Filme : Fruto da Terra e Por Longos Dias.....................................07
5- Movimento Sem Terra......................................................................08
6- Êxodo Rural......................................................................................10
7- Brasil sem Miséria..........................................................................11
8- Considerações Finais:......................................................................12
9- Referências Bibliográficas...............................................................12
1-Resumo:
O assunto aqui abordado, tem como tema "O Serviço Social no contexto rural e urbano" com especial enfoque no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST, um tema que julgamos de grande destaque não só no cenário nacional, como internacional. Conceituamos movimentos sociais enquanto ações coletivas de caráter sociopolítico e transformador, suas características e importância para a sociedade civil. O MST é um movimento social que tem como objetivo principal lutar pela implantação da reforma agrária no Brasil, com forte enfoque teórico no marxismo. Veremos como a organização coletiva de uma comunidade, a vida nos acampamentos, redobram as forças para lutar contra todas as adversidades.
Palavras-chave: O Serviço Social no contexto rural e urbano, Reforma Agrária.
1.1- ABSTRACT:
The issue addressed here, is themed "Social work in the rural and urban" with special focus on the Landless Workers Movement - MST, a theme we think of great prominence not only in the national and international level. Conceptualize social movements as collective actions of character and sociopolitical transformer characteristics and importance to civil society. The MST is a social movement that has as main objective to fight for agrarian reform inBrazil, with a strong focus on theoretical Marxism. We'll see how the collective organization of a community, life in the camps, redoubling forces to fight against all odds.
Keywords: Social work in the rural and urban land reform.
2- INTRODUÇÃO
O MST e a sua importância na Reforma Agrária Brasileira eis um tema cheio de lutas, conflitos e conquistas. O texto segue trazendo uma abordagem geral sobre o movimento, suas lutas e conquistas seus admiradores, seguidores e os que sentem urticárias só em pensar na existência de um movimento como esse. È Sabido que o movimento sozinho não resolve a questão da reforma agraria brasileira, mas tem uma contribuição evidente para que esse tema seja colocado no cenário dos discursos políticos e em certa medida a realização da tão sonhada reforma agraria. O MST tem uma forma organizacional de fazer suas ocupações, fazendo suas lutas acontecerem em vários lugares ao mesmo tempo, e seguindo um padrão único de montagem dos barracos de lona preta. As ocupações são entendidas como um processo politico de luta pela terra, onde os trabalhadores lutam contra a desigualdade na distribuição de terras.
3-Reforma Agrária no Brasil
Imagem retirada do blogs Barroquinha Noticias.
Podemos definir a Reforma Agrária como um sistema em que ocorre a divisão de terras, ou seja, Propriedades particulares – latifúndios improdutivos são comprados pelo Governo para lotear e distribuir às famílias que não possuem terras para plantar. Dentrodesse sistema as famílias que recebem os lotes ganham também condições favoráveis para desenvolver o cultivo: sementes, implantação de irrigação, eletrificação, financiamento, assistência social e consultoria. Tudo oferecido pelo Governo através do órgão federal INCRA.
Houve, no Brasil, diversas configurações do sistema de Reforma Agrária ao longo do tempo. Há muitas divergências no
...