Serviço Social
Projeto de pesquisa: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tainarajhone • 21/10/2014 • Projeto de pesquisa • 758 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERENCIAS............................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
A elaboração de um diagnóstico da problemática social está para as mazelas sociais (desemprego, saúde, habitação, etc...) assim como um o diagnóstico médico está para um paciente enfermo que luta por melhoras. Sabe-se que um médico não pode indicar um tratamento adequado, que traga cura, sem um bom diagnóstico e este é também, um pressuposto fundamental para elaborar-se um plano de ação dentro de determinado território vulnerável.
Para um bom diagnóstico social, o qual almeja resultar em medidas que venham suprir as reais necessidades de determinada população/território, é fundamental que se realize uma minuciosa pesquisa dos indicadores sociais a fim de se elaborar uma lista de problemas que se deseja intervir e, sobretudo, transformar.
No Brasil, o tema “indicadores sociais”, configura-se em uma discussão recente, porém, torna-se cada vez mais evidente a sua importância para o processo de gestão. A utilização de indicadores sociais apresenta-se imprescindível, uma vez que se trata de “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15), que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos e serviços sociais.
Deste modo, a gestão social refere-se a um processo contínuo e dinâmico que envolve ações de planejamento, execução e avaliação de serviços sociais e um compromisso de construir respostas às necessidades sociais da população. Para que isso ocorra, efetivamente, é necessário que se faça uma identificação dos problemas existentes e suas causalidades (causa e efeito), tomando por base instrumentos fundamentais, como o diagnóstico, plano de desenvolvimento, plano de ação e, finalmente, a busca contínua e sistemática de informações daquele território.
Deve ainda ser desenhada e realizada, com fundamentação, para não comprometer a ação social demandada visto que o indicador social permite o desenho de uma gestão social. Os indicadores sociais possibilitam informações importantes, que nos permite avaliar aonde vamos, onde estamos e de que forma seguir, em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados. Sendo assim o serviço social está inserido no campo das ciências sociais e humanas como disciplina profissional destinada a intervir na realidade humano-social e produzir transformações nessa realidade (Falcão, 1979).
2 DESENVOLVIMENTO
As políticas sociais para a criança e o adolescente tiveram um grande avanço com a Constituição Brasileira de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990. A descentralização político-administrativa possibilitou a distribuição das competências e definição de complementaridades entre a União, os Estados e os Municípios. A partir daí, passa a ser responsabilidade do município a criação e execução de uma política local de proteção integral para crianças e adolescentes – tarefa que deve contar com a participação ativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
...