Serviço Social
Exames: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irailma • 30/10/2014 • 369 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
O Presente trabalho busca identificar, através de uma pequena análise do artigo GIROTO, Ana Paula, et al. Indicadores sociais: um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão, o quão são importantes à utilização dos indicadores sociais no processo de gestão, utilizando esses mesmos indicadores sociais para a construção de políticas públicas adequadas para a atuação do serviço social.
Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre aspectos da vida de um País que, em conjunto retratam o estado social dessa gente e permite conhecer o nível de desenvolvimento social, com a pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma na busca pela garantia de direitos sociais, os Indicadores Sociais permitem que avaliemos com mais cuidado as ações dos governos no que se refere à administração da vida das pessoas.
A atualização profissional é imprescindível para sua atuação e esta atualização deve estar articulada com o compromisso ético-político da profissão e com a real intenção de oferecer seus serviços sociais com qualidade, orientados no aprimoramento intelectual e no desafio de superar as dificuldades constantes apresentadas pela própria realidade social. Um indicador social é uma medida quantitativa dotada de um significado social utilizado para quantificar, substituir, operacionalizar um conceito social abstrato. É um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um instrumento programático operacional para planejamento, execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas. Ou seja, compõem a agenda da política social como um referencial indispensável para a definição de prioridades e alocação de recursos.
A utilização de indicadores sociais torna-se imprescindível, uma vez que se configura em “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15).
O recurso metodológico utilizado foi pesquisa de campo, tipo qualitativa de analise teórico empírico por meio de entrevista focalizada não estruturada e pesquisa bibliográfica. Realizou-se uma análise conceitual e uma breve trajetória histórica da gestão social, com o objetivo maior de mostrar a importância dos indicadores sociais como parte decisiva na elaboração de projetos de políticas públicas.
...