Serviço Social
Artigos Científicos: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JSVEDU • 16/11/2014 • 1.736 Palavras (7 Páginas) • 182 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL
JANAINA SOARES DE VERAS CLEMENTINO
O ASSISTENTE SOCIAL COMO PROFISSIONAL DE PARTICIPAÇÃO
Patos/PB
2010
JANAINA SOARES DE VERAS CLEMENTINO
O ASSISTENTE SOCIAL COMO PROFISSIONAL DE PARTICIPAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso Superior Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV.
Orientador: Prof (a). Claúdia Maria Ferreira.
Patos/PB
2010
Introdução
De acordo com alguns autores de renome o serviço social surgiu com base em processos históricos, teóricos e metodológicos trazendo em sua composição fatos democrático e uma ruptura com o conservadorismo alimentados por uma forte onda de transformações na prática e na vida profissional dos assistentes do serviço social. Esse acontecimento foi marcado por uma forte decisão desse profissionais em mudar as situações e as necessidades vivenciadas pelos grupos populares que formam as sociedades no Brasil e no mundo.
Sendo assim, o serviço social vem formando bases de ações possíveis e reais, onde encontra-se articulado com a problemática que envolve os processos sistêmicos e afetam as sociedades e os indivduos e com isso, esses profissionais apresentam suas influências na construção do atual cenário sócio-político das regiões por entender que essa compreensão é um ponto importante para o fortalecimento da perspectiva crítica que envolve os contextos de cada profissional do serviço social.
O principal foco do serviço social é alcançar o bem-estar do ser humano e ajudar na resolução de suas necessidades, dando especial atenção às carências e as vulnerabilidades a que estes são expostos. Uma das mais importantes características históricas e que será apresentada durante o desenvolver da pesquisa é a definição do serviço social é sua preocupação no que diz respeito ao bem estar individual num contexto social, e ao bem estar da sociedade. Para o serviço social é fundamental os elementos como as forças ambientais que contribuem para abordarem os problemas da vida, mostrando como estes devem agir diante das situações com capacidade operativa e tática, no intuito de, resolver tais problemas. Os assistentes sociais promovem a justiça social e a mudança social no interesse dos indivíduos, famílias, grupos, organizações e comunidades tornando-se sensíveis às diversidades culturais e étnicas, e esforçam-se por acabar com a discriminação, opressão, pobreza e injustiça social, promovendo a receptividade das organizações, comunidades e instituições sociais para as necessidades individuais e problemas sociais.
O assistente social como profissional de participação
Essa pesquisa tem como fundamento apresentar a trajetória de avanço que o serviço social vem conquistando nos últimos tempos no Brasil, bem como, mostrar também o alto patamar que este tem atingido dentro do universol global. Outro ponto que será focalizado durante o desenvolver do trabalho é a busca em tentar apresentar os objetivos que dão direção ao profissional dessa área realizado através de ações que configuram o panorama formadoras das práticas de assistências voltadas aos individuos e a sociedade amparada por perspectivas políticas direcionadas ao assistencialismo e suas prestações de serviços visando o bem estar social de seus usuários.
A partir das indagações demostradas durante o estudo e conceitualizadas por autores que trabalham o tema nota-se que o profissional do serviço social busca o aprimoramento de sua função, através da demonstração de suas concepções e das práticas que aplicam no tratamento das causas e dos fenômenos que afetam o indivíduo e a sociedade. O serviço social tem uma importante função nesse cenário para a difusão do conservadorismo garantindo a harmonia entre as classes soiais.
Segundo os estudos de Ferreira (2009, p.4),
No âmbio desse esforço, é desmistificada a neutralidade da ação profissional, permitindo a possibilidade de formularem-se projetos profissionais para fortalecer o capital e o trabalho. Isso significa a possibilidade de segmentos profissionais posicionarem-se no horizonte dos interesses das classes subalternas, colocado novas perspectivas para o espaço profissional.
Com base nos fatos e no processo de maturidade até aqui exposto nota-se que a profissão do assistente do serviço social se desvencilhou do passado e atingiu um grande desenvolvimento intelectual no seu quadro o que os tornou capazes de superar as dificies condições que o Brasil e o mundo enfrentava na tentativa de minimizar as desigualdades existentes nas relações sociais e ainda foi a porta de entrada para que os direitos sociais fossem reconhecidas como necessidades que precisavam serem sanadas.
A ética é um conceito de grande relevância para o serviço social, uma vez que esta depende do contexto social em que será aplicado, pois em todas as sociedades e em todas as épocas históricas tiveram suas aplicações ligadas à ética. A mesma se forma a partir dos componentes ligados a moral, e por isso, o seu código de conduta social trata de valores apreendidos transformando o caráter de cada um. Esta funciona como uma cultura renovada durante os tempos para assim, continuar existindo tornando-se numa corrente recíproca onde o benefício é voltado para os indivíduos e as sociedades.
De acordo, com Pejoteiro (2010), O Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais tem como principal
...