Serviço Social
Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pameve • 15/6/2013 • 4.406 Palavras (18 Páginas) • 371 Visualizações
Serviço Social – 3º Sem – Turma A
Nome: Daniela Domingos RA: 4573905756
Nome: Flavia Faria RA: 4573914068
Nome: Nilson Belchior RA: 4947935855
Nome: Verônica Silva RA: 5580137968
Nome: Weber Oliveira RA: 5532124377
Nome do professor EAD: Prof. Ma. Laura Santos
Atividades Práticas Supervisionadas:
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social II
TABOÃO DA SERRA: 17/04/ a 24/04/2013
Etapa1/Passo1
Movimento de Reconceituação do Serviço Social
O profissional de Assistente Social tem suas origens relacionadas com
a Igreja católica, foi onde tudo começou, mas esta ligada as questões
econômicas e Sociais. Na década de 50 o Serviço Social passa a ter uma
grande significância, o assistente social esta apto a identificar e
solucionar problemas familiares, de comunidade, educação, saúde,
trabalho e tantas outras áreas, mesmo sendo firmada no Brasil é
favorecido a classe Burguesa a expectativa era que pudessem surgi
pessoas para trabalhar a favor das casses dominantes, para que assim
fossem amparados àqueles menos favorecidos. No ano de 1964 a 1985 o
Brasil passa por um regime militar que é comparado com o regime
totalitário. Foi no período da ditadura que se iniciou o Movimento de
Reconceituação do serviço Social, o Presidente João Goulart no ano de
1964 apresenta um projeto de reformas econômicas e sociais, a intenção
era garantir melhores condições de vida, emancipação econômica
brasileira, mas o objetivo não era quebrar a hierarquia de classes,
mas o conservador capitalista teme se que a nação vivenciasse um
regime socialista. Sendo assim derrubaram João Goulart por meio de um
golpe militar, e as eleições foram suspensos.
Os espaços de atuação profissional dos assistentes sociais ficam
limitados. A política social torna se uma estratégia para minimizar as
consequências do capitalismo monopolista marcado pela exploração da
força do trabalho e pela grande concentração de renda.
Foi também no ano de 1964 que aconteceu o grande encontro Regional de
escolas de Serviço social do nordeste, é a primeira manifestação
critica ao serviço social e ensaio de reconceituação. O marco inicial
do movimento de Reconceituação no continente foi em 1965.
Em 1967 no
encontro de Araxá foram reunidos 38 Assistentes Sociais docentes e não
docentes que foi promovido pelo centro brasileiro de cooperação e
intercâmbio de serviços sociais. O serviço social fica conhecido com
ações desajustamentos familiares e sociais por falta de estruturas
sociais inadequadas. Araxá conduz a adequação da mitologia do serviço
operacional, o macro compreende as funções do serviço social ao nível
da política e do planejamento de desenvolvimento da infraestrutura
social, entende se como facilidades básicas programas de saúde,
educação, habilitação e serviços sociais fundamentais.
Em 1970 houve um encontro em Teresópolis para discutir sobre a
metodologia, que repercutiu em toda América Latina, voltada para a
prática do profissional do serviço social, fica redefinido o papel do
assistente social ao situado como um funcionário do desenvolvimento.
Em 1978 realiza o encontro de Sumaré (RJ) encontro marcado pela
perspectiva modernizadora da arena central a discussão sobre
organização e divulgação da categoria profissional, a da ciência e
modos de produção das formações sociais e das conjunturas políticas.
O seminário Latino Americano realizado em Porto Alegre é marcado pela
linha do movimento de ruptura com o tradicionalismo.
O serviço social teve uma forte critica em 70, por pratica empirista, paliativa e burocrática. Na crise do desenvolvimentismo
capitalista gera mobilização das classes subalternas em defesa de seus
interesses. Foram identificados pelos autores cinco enfoques diferentes no
Movimento de Reconceituação: Cientifico, Técnico metodológico,
ideológico político, ciência do cotidiano e luta pela
profissionalização. O homem oprimido provoca ação profissional, o objetivo do trabalho a
organização, a conscientização, a politização, a mobilização e a
participação do individuo em busca da libertação. A prática do
trabalhador
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