Serviço Social
Pesquisas Acadêmicas: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GabrielPamplona • 20/3/2015 • 2.565 Palavras (11 Páginas) • 144 Visualizações
ETAPA I
INTRODUÇÃO
Este relatório integra a disciplina Projeto de Pesquisa em Serviço Social e tem por objetivo apresentar um relatório final, contendo as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o processo de pesquisa, estudo e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa, que será apresentando ao final deste. Compreendemos que é de fundamental importância para atuação profissional no Serviço Social as etapas propostas neste trabalho, pois contribuíram para o planejamento e elaboração de trabalhos acadêmicos, com boas práticas de pesquisa diferenciando o conhecimento do senso comum do conhecimento científico. Além de capacitar para a formulação de políticas, programas, planos e projetos na área social, verificando as demandas presentes e buscando caminhos para o enfrentamento da questão social.
RELATÓRIO – LEITURA E RESUMO
Resumo do Texto: “Ciência, Metodologia e Trabalho científico (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos) MATTOS (2011)”:
De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margem à subjetividade, ou seja, à “achismos”, tudo tem que ser alicerçado em provas. No entanto, o conhecimento científico nessa visão, atribuiria a todos. É nesse sentido,
que ouvimos repetidamente frases como “a ciência demonstra isso” ou “cientistas verificam que”.
Conseqüentemente, a imagem da ciência ainda é predominante no senso comum e é de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da prática científica. Sendo assim, competiria ao método científico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis. Ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade.
Contudo, vale lembrar que a ciência é algo, que é construído por seres humanos e que a objetividade que tanto caracteriza os estudos científicos, muitas vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios.
O ser humano em sua essência tem o hábito de divergir em pontos de vista, de analisar uma mesma coisa através de vieses diferentes.
Às vezes, os métodos de pesquisas utilizados não condizem com a realidade onde estão sendo aplicadas, ou pelo menos não seria o melhor para o tempo e o espaço onde estão sendo inseridos. Principalmente quando o assunto pesquisado é o comportamento humano, que depende da cultura e da sociedade. Por isso, por mais científico que sejam os trabalhos, faz-se necessário observar os aspectos além desse contexto.
Para o conhecimento científico, foi necessário romper com o senso comum, às vezes utilizando e desenvolvendo um vocabulário exotérico, bem como ferramentas teóricas e práticas investigativas por vezes bem distantes do senso comum, buscando dar seguimento às aspirações de ir além dos pares. Por isso faz-se necessário uma outra ruptura, que permita retornar ao senso comum, resgatando a clareza das idéias, para que o conhecimento seja apropriado e contribua para a transformação desejada.
ETAPA II
FICHA BIBLIOGRÁFICA E RESUMO CRÍTICO DO TEXTO ESCOLHIDO
SEGUE ASSIM OS CAMPOS:
TEMA: FAMÍLIA
Gestão Social de Políticas Públicas
Demandas para o Serviço Social Família versus sociedade:
Apresenta uma Síntese da família na perspectiva sócio histórica, mostrando as suas funções sociais, a sua relação com o Estado, a comunidade e com ela mesma, e os diversos conceitos que estão atualmente vinculados a ela e a efetivação ou não da função social.
Serviço Social e Setor Privado
Afirma que a família é uma construção social, uma instituição social e que é preciso uma visão crítica para compreendê-la desnaturalizando e analisando a família na perspectiva sócio histórica; refere-se as mudanças de tempo e espaço.
Setor Social e terceiro
Explana aspectos da exclusão social como: discriminação, preconceito e abandono dirigidos a um segmento etário a moradores de um local (país, cidade, bairro), aos portadores de deficiência, a uma determinada etnia, gênero, a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e outros.
Serviço Social e Teoria Social
Explica a participação do assistente social que tem o papel de mediador entre os sujeitos e a coletividade, vincula o privado e o público, seus membros com o Estado e além disso a família se caracteriza como um espaço contraditório, onde a convivência é marcada por conflitos e desigualdades.
O texto aborda sobre a função social da família e a função e atuação do serviço social nessa demanda. Observa-se que o conceito de família tem sofrido mudanças significativas ao longo do tempo, e que essas mudanças foram influenciadas pelo comportamento da sociedade como um todo. Logo, a família é vista como uma conseqüência do tempo e da sociedade onde estão inseridas.
Observa-se que a instituição familiar tem sofrido exclusões sociais devido a vários fatores como o capitalismo, etnia, deficiência física entre outros. Essas questões sociais servem como matéria prima ao serviço social. Os assistentes sociais têm a desafiadora função de servir como mediador entre o indivíduo dentro da família e a sociedade.
O assistente social deve dar às famílias a auto estima mostrando que os indivíduos são importantes e que fazem parte de uma sociedade, e que têm direitos e deveres dentro da mesma, garantindo que sejam cumpridos em sua plenitude.
O trabalho de assistência social deve transpor barreiras, quebrar preconceitos, de toda natureza seja ela de cor, de raça, de orientação sexual, de classe social, entre outros, contribuindo assim, para o desenvolvimento da sociedade
...