Serviço Social E Assistencialismo
Trabalho Universitário: Serviço Social E Assistencialismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Milvania • 23/10/2013 • 3.150 Palavras (13 Páginas) • 667 Visualizações
Notas: 1
R. M. S. tem 15 anos. Em uma aposta acertada da mega-sena ganhou o prêmio daquele concurso. Para receber o prêmio ela precisará dos seus representantes legais (seus pais, no caso), pois Mariana, diante do Direito Civil, é:
Escolher uma resposta.
a. Absolutamente incapaz
b. Relativamente incapaz
c. Apta
d. Terminantemente capaz
e. Relativamente capaz
Resposta Correta: Absolutamente incapaz.
Comentário resposta correta: Ser capaz é estar apto para os atos da vida civil, ou seja, aptidão para o exercício de direitos e obrigações. À falta dessa aptidão damos o nome de incapacidade. A incapacidade pode ser relativa ou absoluta. É relativa quando a pessoa é incapaz apenas para alguns atos da vida civil, por exemplo, quando se tem entre 16 e 18 anos. É absoluta quando a pessoa é considerada totalmente incapaz para os atos da vida civil, como é o caso dos menores de 16 anos de idade.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Conforme disse Ruy Barbosa, com propriedade:
[...] direitos não se confundem com garantias, porque, no texto da lei fundamental, as disposições meramente declaratórias, que são as que imprimem existência legal aos direitos reconhecidos e as disposições assecuratórias, que são as que, em defesa dos direitos, limitam o poder. Aquelas instituem direitos; estas, as garantias.
No ordenamento jurídico existem direitos e garantias, a função das garantias é, primordialmente, proteger os direitos, desse modo, um exemplo disso, pode ser: se um cidadão tem direito à Liberdade de Locomoção, a Garantia correspondente desse direito é o Habeas Corpus.
Procure ler no seu livro-texto, sobre os direitos e garantias individuais de natureza penal.
Encontre nas alternativas abaixo mais UM exemplo de Direito associado à sua Garantia:
Escolher uma resposta.
a. Para garantir o Direito líquido e certo, existe a Garantia do Mandado de Segurança.
b. Para proteger o Direito à Morte, existe a Garantia da Eutanásia
c. Para proteger o Direito à Vida, existe a Garantia do Habeas Corpus
d. Para garantir o Direito ao Crime, existe a Garantia da Imunidade
e. Para garantir o Direito de Locomoção, existe o Habeas Data.
Resposta Correta:para garantir o Direito líquido e certo, existe a Garantia do Mandado de Segurança.
Comentário resposta correta: O Mandado de segurança é uma garantia que nos protege quando direitos que são líquidos e certos nos são negados por ilegalidade ou abuso de poder.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
Escolher uma resposta.
a. 90 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis
b. 30 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis
c. 45 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não-duráveis
d. 60 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
e. 40 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não-duráveis
Resposta Correta: 90 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Comentário resposta correta: Prazos e local para reclamação: produto durável, 90 dias a partir da data de seu recebimento a exemplo de eletroeletrônicos. Para produtos não duráveis ou perecíveis, como exemplo, os alimentos, 30 dias a partir da data de seu recebimento.
Para prestar auxilio ao consumidor temos o Procon, que é órgão público mantido pelos Estados da Federação, também temos aqueles que trabalham como parceiros a exemplo do Inmetro, Ipems, vigilância sanitária, dentre outros.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
(ENADE/2006) – adaptada
A princípio, a marca tinha a função restrita de indicar a origem ou procedência da mercadoria, atingindo apenas a indústria. Posteriormente se estendeu ao comércio e, mais recentemente, aos serviços. No Brasil, as marcas de serviço surgiram na legislação moderna, com o revogado Decreto-lei no 254, de 28 de fevereiro de 1967.
O fim imediato da garantia do direito à marca é resguardar o trabalho e a clientela do empresário. Não asseguravam nenhum direito do consumidor, pois, para ele, constituía apenas uma indicação da legitimidade da origem do produto que adquirisse. Atualmente, todavia, o direito sobre a marca tem duplo aspecto: resguardar os direitos do produtor e do comerciante e, ao mesmo passo, proteger os interesses do consumidor, tornando-se instituto ao mesmo tempo de interesse público e privado. O interesse do público é resguardado pelo Código do Consumidor − Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990 − e por outras leis, inclusive penais, que reprimem a fraude e falsificações fora do campo da concorrência desleal.
O direito sobre a marca é patrimonial
...