Serviço Socila
Trabalho Universitário: Serviço Socila. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erickabil • 5/8/2014 • 5.695 Palavras (23 Páginas) • 229 Visualizações
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 6º PERÍODO
ELEN CRISTINA FIGUEIRA DO ESPÍRITO SANTO
SHEILA DA SILVA
NOVOS ARRANJOS FAMILIARES:
Uma abordagem sobre o papel do idoso no âmbito familiar.
NITERÓI
2013
ELEN CRISTINA FIGUEIRA DO ESPÍRITO SANTO
SHEILA DA SILVA
NOVOS ARRANJOS FAMILIARES:
Uma abordagem sobre o papel do idoso no âmbito familiar.
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Projetos do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Anhanguera de Niterói como requisito parcial à obtenção de aprovação na disciplina, sob a orientação da professora: Mariana Frizieiro.
NITERÓI
2013
SUMÁRIO
1 Tema .4
1.1 Título 4
2. Objetivo Geral 4
2.1 Objetivos Específicos 4
3 Metodologia 4
4 Cronograma 5
5 Justificativa 5
6 Problematização 6
7 Referencia Bibliográfica 21
1 Tema
Idoso e o ambiente familiar
1.1 Título
NOVOS ARRANJOS FAMILIARES: Uma abordagem sobre o papel do idoso no âmbito familiar.
2. Objetivo Geral
O objetivo do presente estudo é discutir o papel do idoso na contemporaneidade e suas relações desenvolvidas em seus lares no âmbito familiar.
A longevidade e a melhora da qualidade de vida da população idosa produziram reflexos em diversos setores da sociedade, inclusive nas formações familiares. A imagem dos idosos como dependentes, dantes centralizada pelo discurso médico, passa a ser relativizada por outras imagens que afirmam o papel do idoso participativo tanto social, econômica quanto afetivamente. A existência de núcleos familiares chefiados por idosos é um fato social percebido e retratado por diversas pesquisas de natureza qualitativa e quantitativa
2.1 Objetivos Específicos
• Analisar o papel dos idosos nas famílias contemporâneas brasileiras
• Sinalizar os tipos de assistência familiar dispensada pelos idosos
• Problematizar a questão do idoso no contexto familiar apenas como provedor
• Discorrer sobre os direitos do idoso e o papel da família para o seu bem estar social e econômico
3 Metodologia
Esta pesquisa caracterizou-se por um estudo exploratório, descritivo, numa abordagem qualitativa que teve como objetivo analisar a relação familiar do idoso cujos cuidadores dependem economicamente de seus recursos financeiros e também das legislações existentes que protegem tais idosos.
Foram relacionados textos de livros, artigos científicos em PDF, e revista eletrônica que atendem os critérios de publicações na língua portuguesa.
4 Cronograma
ETAPAS 1° sem. de
2013 2°sem. de 2013 1°sem. de 2014
Levantamento bibliográfico X X x
Embasamento teórico metodológico X X x
Elaboração do projeto de pesquisa X X x
Defesa do projeto de pesquisa X
Coleta de dados x
Analise e interpretação dos dados x
Elaboração entrega e defesa do relatório
final de pesquisa
x
5 Justificativa
A escolha do tema deve-se à grande expectativa sobre esse aumento do número de idosos no país e, consequentemente, à garantia dos seus direitos fundamentais.
A preocupação com tais direitos surgiu no trabalho que vem sendo desenvolvido pela autora há cerca de oito anos, no cuidado aos idosos e suas relações com a família, a sociedade, o Estado e com ele próprio.
A legislação brasileira, uma das melhores do mundo em relação aos idosos, tenta, de modo geral, amparar, proteger e garantir aos idosos uma melhor qualidade de vida, mas o Estado não exerce essa proteção efetivamente, seja pela falta de regulamentação legislativa, seja pela falta de fiscalização.
Este projeto tem como proposta analisar os novos arranjos familiares na sociedade contemporânea com ênfase no papel desempenhado pelos idosos na assistência às famílias.
E para tal pesquisa se faz necessário compreender as relações sociais e familiares dos idosos na convivência doméstica com o intuito de resgatar as principais funções exercidas pelos idosos; seja no cuidado dos netos, como provedor ou até mesmo como responsável pela família.
A população idosa do nosso país tem tido um crescimento acelerado, sendo necessário construir indicadores sociais que possam aprimorar a política pública visando melhores condições na qualidade de vida da pessoa idosa.
Como base para o desenvolvimento do presente trabalho é importante resgatar historicamente o papel desempenhado pelo idoso na família a partir dos contextos sociais, econômicos e culturais. Salvo que o mesmo assim como os outros segmentos sociais
...