Sinais Vitais
Trabalho Universitário: Sinais Vitais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jose_bruno • 4/12/2014 • 7.195 Palavras (29 Páginas) • 502 Visualizações
INTRODUÇÃO
Sinais vitais são aqueles como o próprio nome diz são indicativos de que há existência de vida.São manifestações corporais que constatam sua funcionalidade e o estado da pessoa.Os sinais que usamos para determinar a funcionalidade do corpo são:Pulso,Respiração, Pressão Arterial,Temperatura,Características da Pele e Reação Pupilar,onde encontrando-se ausência em algum,dizemos que há alteração nos sinais vitais do corpo. (TELMA A. DE OLIVEIRA CARDOSO, 2003)
1.Pulso
1.1 Conceito
O pulso é a elevação palpável do fluxo sanguíneo percebida em vários pontos do corpo.(POTTER;PERRY,2004)
1.2 Técnica de avaliação
O pulso pode ser sentido em qualquer lugar ,onde uma artéria passe sobre o osso ou esteja perto da pele,mais o melhor local para fazê-lo em uma vitima consciente é o punho.Se a vitima estiver inconsciente,tome o pulso na artéria carótida (no sulco do pescoço).(PORTO & VIANA,2010)
Para tomar o pulso, coloque a vitima deitada ou sentada;use as pontas de dois ou três dedos e examine gentilmente o pulso tocando-o.Conte o número de batimento durante quinze segundos, e então multiplique por quatro para determinar o numero de batimentos por minuto.(PORTO &VIANA,2010)
1.3 Valores de referência
A frequência-a frequência normal em repouso é de 60 a 100 batimentos por minuto(bpm) para adultos,e de 80 a 200 para crianças.A força -um pulso normal é completamente forte,o ritmo -um pulso normal é regular.(POTTER;PERRY,2004)
Quadro 1:Valores de Referência do Pulso Arterial
Padrão de Normalidade Frequência Média(bpm)
Idoso 60-70
Adulto 70-80
Criança 100-115
Lactente 115-130
Recém-nascido 130-140
(POTTER;PERRY.2004)
1.4 Alterações e suas indicações em primeiros socorros
Se o pulso esta irregular ,faça uma avaliação da pulsação apical/radial para detectar um déficit de pulsação.Conte o pulso apical,enquanto um colega conta o pulso radial,comece a contagem da pulsação apical em voz alta para avaliar simultaneamente as pulsações.Se a contagem da pulsação difere mais de dois pulsos,existe um déficit de pulsação,o que por vezes indica alterações no débito cardíaco. (HAFEN;KARREN;et al ,2002)
2.Respiração
2.1 Conceito
A respiração é de suma importancia para a manutenção da vida nos seres vivos pois é através dela que se realiza a troca de gases dos pulmões com o meio exterior, que tem como objetivo a absorção do oxigênio e eliminação do gás carbônico.(TELMA OLIVEIRA;LUÍS ROBERTO; et al,2003)
Segundo Telma Oliveira(2003) a respiração funciona de modo involuntário e automático sendo regido pelo Sistema Nervoso Central,da-se pelo processo ritmado de inspiração e experação do ar para o organismo.
Onde na inspiração há a contração dos músculos que participam desse processo, já na expiração ocorre o relaxamento destes. Deve-se saber identificar se a pessoa está respirando e como está respirando. A respiração pode ser basicamente classificada por tipo e freqüência.(TELMA OLIVEIRA,2003)
2.2 Técnicas de Avaliação
A freqüência da respiração é contada pela quantidade de vezes que uma pessoa realiza os movimentos de inspiração e expiração em um minuto,sendo 1 inspiração mais 1 expiração juntos formam um movimento respiratório. Observa-se na contagem a elevação do tórax no caso de mulher ou do abdome sendo homem ou criança. Pode-se observar também a saída de ar pelas narinas. (TELMA OLIVEIRA,2003)
Os materiais usado para analizar a respiração de um paciente são um relógio com ponteiros ou cronômetro que seja de fácil observação dos segundos e papel e caneta para anotar os valores.A facilidade desse procedimento é grande pois não exige materiais de dificil disponibilidade. (TELMA OLIVEIRA,2003)
1°- Antes de se iniciar a análise lava-se bem as mãos.
2°- Oriente o paciente do que será feito,sem deixar que ele perceba a contagem dos movimentos pois isso poderia influenciar o resultado do exame.
3°-Conte pelo período de 1 minuto.
4°-Lave as mãos ao terminar.
5°-Anote os valores encontrados.
2.3 Valores de Referência
A frequência respiratória varia de acordo com o sexo e/ou idade do paciente como mostra o Quadro 1.
Quadro 1: Frequência média de respiração
Variável Movimentos Respiratórios (min.)
Homens 14 - 20
Mulheres 16 - 22
Crianças(bebês) 40 - 50
Fonte: Telma Oliveira,2003
Além da frequência respiratória,a respiração pode ter classificação por tipo levando em consideração a sua intensidade,ausência ou presença da mesma conforme mostra o Quadro 2.
Quadro 2-Tipos de Respiração
Eupnéia Respiração com movimentos regulares,sem dificuldades, dentro dos padrões normais.
Apnéia Ausência de movimentos respiratórios.Equivale a Parada Respiratória.
...