Sistema De Aplicações E Multimidia
Trabalho Escolar: Sistema De Aplicações E Multimidia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristiano2050 • 1/4/2014 • 2.741 Palavras (11 Páginas) • 365 Visualizações
1- Cite características de configurações para as plataformas abaixo
a) plataforma de desenvolvimento
b) plataformas de criação de material
c) plataformas de entrega
2 – Na sua opinião qual plataforma exibe computadores com mais recursos? A plataforma de desenvolvimento e criação de material ou a plataforma de entrega.
Justifique sua resposta.
3 – O que significa Laboratório Multimídia?
Um laboratório multimídia que pesquisa novas possibilidades de expressão das imagens em movimento. Seu foco está centrado nas tecnologias digitais como um método de explorar a narrativa linear e não-linear, destacando conteúdos interativos e ambientes virtuais de imersão, da animação clássica à experimental.
4 – Qual dos ambientes citados é mais utilizado como plataforma de criação de material multimídia?
5 – Defina título multimídia, aplicativo multimídia e dispositivo multimídia.
6 – O que são APIs (Application Programming Interfaces)?
API, de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.1
De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional.2
Por exemplo, um sistema operacional possui uma grande quantidade de funções na API, que permitem ao programador criar janelas, acessar arquivos, criptografar dados etc. Mas as APIs dos sistemas operacionais costumam ser dissociadas de tarefas mais essenciais, como a manipulação de blocos de memória e acesso a dispositivos. Essas tarefas são atributos do núcleo de sistema e raramente são programáveis.3 Outro exemplo são programas de desenho geométrico que possuem uma API específica para criar automaticamente entidades de acordo com padrões definidos pelo utilizador.
Mais recentemente, o uso de API tem se generalizado nos plug-ins (acessórios que complementam a funcionalidade de um programa). Os autores do programa principal fornecem uma API específica para que outros autores criem plug-ins, estendendo as funcionalidades do programa.
7 – Compare as tecnologias Direct3d e OpenGL?
R: Aparentemente, tanto o DirectX quanto o OpenGL parecem prestes passar a oferecer acesso de baixo nível ao hardware. A novidade ajudaria os desenvolvedores de jogos a diminuir ou até eliminar gargalos de informações que diminuem o desempenho dos computadores – o que se traduz como uma ótima notícia para os jogadores dos PCs.
Segundo a programação de três palestras programadas para a Game Developers Conference (GDC) deste ano, representantes da Microsoft e da NVIDIA vão demonstrar mudanças nas plataformas gráficas que podem aumentar as taxas de quadros por segundo nos jogos. Listamos a seguir alguns detalhes sobre as apresentações, todas no dia 20 de março:
“DirectX: Evolving Microsoft Graphic Platform” (entre 10h e 11h): nesta palestra, o gerente de desenvolvimento de Windows Graphics da empresa de Bill Gates, Anuj Gosalia, vai falar sobre os planos da empresa para o lançamento de ferramentas que permitam extrair mais potencial do hardware de PCs, tablete, celulares e consoles de vídeo game;
“Approaching Zero Driver Overhead in OpenGL” (entre 13h e 14h30): Graham Sellers (da AMD), Tim Foley (da Intel), Cass Everit e John Mcdonald (ambos da NVIDIA) vão apresentar conceitos de alto nível disponíveis nas atuais implementações do OpenGL que “podem reduzir drasticamente o peso dos drivers em mais de dez vezes”;
“DirectX: Direct3D Futures” (entre 16h e 17h): durante a sessão, o chefe de desenvolvimento de Windows Graphics da Microsoft, Max McMullen, pretende discutir as melhorias futuras no software que “vão fornecer aos desenvolvedores um nível sem precedentes de controle sobre o equipamento e um peso reduzido na renderização pela CPU em um amplo ecossistema de hardware”.
8 – Descreva o funcionamento das arquiteturas COM e DCOM.
DCOM (acrônimo para Distributed Component Object Model) é uma tecnologia proprietária da Microsoft para criação de componentes de software distribuídos em computadores interligados em rede. O DCOM é uma extensão do COM (também da Microsoft) para a comunicação entre objetos em sistemas distribuídos. A tecnologia foi substituída, na plataforma de desenvolvimento .NET, pela API .NET Remoting e empacotada no WCF.
O DCOM pode ser utilizado na construção de aplicações em três camadas, de forma a centralizar as regras de negócio e processos, obter escalabilidade e facilitar a manutenção.
9 – Descreva o funcionamento da tecnologia OLE.
Object Linking and Embedding (OLE) é um sistema de objetos distribuídos e um protocolo desenvolvido pela Microsoft. Ele permite a um editor disponibilizar parte de um documento para outro editor, e então reportá-lo. Por exemplo, um sistema de editoração eletrônica pode enviar texto para um processador de texto ou uma figura para um editor gráfico usando OLE. O maior benefício em usar essa tecnologia, além de reduzir o tamanho do arquivo do documento, é a habilidade em criar um arquivo mestre. Referências para dados nesse arquivo podem ser feitas, e o arquivo mestre pode então modificar os dados, que serão atualizados nos respectivos documentos referenciados.
Seu uso primário é para o gerenciamento de documentos compostos, mas é também usado para a transferência de dados entre diferentes aplicações, usando as operações arrastar e soltar e área de transferência. O conceito de embarcar é também central para usos como multimídia em páginas web, que tendem a embarcar vídeos animações e gravações de áudio em um documento de hipertexto.
OLE usa a arquitetura de cliente pesado, que significa que o tipo de arquivo ou a aplicação sendo embarcada deve estar presente na máquina sendo operada. Por exemplo, se uma planilha eletrônica do Microsoft Excel está sendo manipulada ou visualizada, deve existir uma cópia do Excel ou um leitor de arquivos Excel instalado no computador
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