Sistema De Transportes Contínuos
Pesquisas Acadêmicas: Sistema De Transportes Contínuos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 38le45t • 14/9/2014 • 2.380 Palavras (10 Páginas) • 2.456 Visualizações
SISTEMA DE TRANSPORTES CONTÍNUOS
Trabalho apresentado ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ETEC Pref. Alberto Feres, Extensão E.E. Dr. Cesário Coimbra, como requisito para obtenção da nota final da disciplina Movimentação de Materiais, do curso de Logística, lecionada pelo professor Reginaldo
A. Borges Oliveira.
Araras – SP
2013
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
ILUSTRAÇÃO 01 – Transportador Contínuo de Corrente 5
ILUSTRAÇÃO 02 – Transportador Contínuo Aéreo 6
ILUSTRAÇÃO 03 – Transportador Contínuo de Correia 7
ILUSTRAÇÃO 04 – Transportador Contínuo de Rolos e Roletes 8
ILUSTRAÇÃO 05 – Transportador Contínuo de Rosca Helicoidal 9
ILUSTRAÇÃO 06 – Transportador Contínuo Pneumático 9
ILUSTRAÇÃO 07 – Transportador Contínuo Vertical 10
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 SISTEMA DE TRANSPORTES CONTÍNUOS 5
2.1 Transportadores Contínuos de Corrente 5
2.2 Transportadores Contínuos Aéreos 6
2.3 Transportadores Contínuos de Correias 7
2.4 Transportadores Contínuos de Rolos / Roletes / Rodízios 7
2.5 Transportadores Contínuos de Rosca Sem-Fim 8
2.6 Transportadores Contínuos Pneumáticos 9
2.7 Transportadores Contínuos Verticais 10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Há muito tempo os transportadores contínuos têm sido utilizados na movimentação de materiais pelas empresas.
Eles são sistemas de movimentação constante e ininterrupta de cargas, altamente utilizados em mineração, indústrias, terminais de carga e descarga, armazéns de granéis e em terminais de recepção, armazenagem e expedição.
Colaboram com a agilidade da movimentação dos produtos e sua versatilidade permite adaptação para diversos tipos de cargas ou ambientes.
No decorrer deste trabalho, veremos alguns tipos desses equipamentos, que são utilizados numa infinidade de segmentos, de acordo com a necessidade da empresa.
2 SISTEMA DE TRANSPORTES CONTÍNUOS
O Sistema de Transportes Contínuos é utilizado para a movimentação constante e ininterrupta de materiais entre dois pontos predeterminados.
Os transportadores contínuos destinam-se ao transporte de diversos tipos de cargas, em diferentes quantidades, pesos e tamanhos, e são utilizados em locais onde há grande movimentação de material, percorrendo trajetórias horizontais, verticais ou inclinadas, fazendo curvas ou não, e com posição de operação fixa.
Existem vários tipos desses equipamentos. Veremos alguns deles a seguir.
2.1 Transportadores Contínuos de Corrente
Os transportadores contínuos de corrente são utilizados em qualquer tipo de indústria, tanto na movimentação de paletes como na movimentação de materiais muito pesados, como vigas ou toras de madeira, sendo mais comumente usados em unidades de montagem de componentes.
Também são usados no transporte de peças com alta temperatura e em alta velocidade.
Podem ser utilizados em ambientes abertos ou fechados, como no manuseio de bagaço de cana, farinha etc.
Os fatores que devem ser considerados na aplicação desse tipo de transportador são: características do produto, condições de operação e montagem, distância a ser percorrida pelos materiais, velocidade necessária, peso dos paletes e obstáculos, como desníveis, giros a 90º etc.
Entre os benefícios dos transportadores contínuos de corrente estão: economia de compra e simplicidade de manutenção perante, por exemplo, transportadores de roletes, dos quais falaremos mais adiante.
Novas tendências estão surgindo, como os transportadores de correntes plásticas, que, dependendo do peso, podem substituir os modelos convencionais. As correntes plásticas são do tipo multiflex, que proporciona uma capacidade de execução reta, horizontal e vertical. É um material altamente resistente, econômico e de fácil manutenção.
ILUSTRAÇÃO 01 – Transportador Contínuo de Corrente
2.2 Transportadores Contínuos Aéreos
Os transportadores contínuos aéreos são aplicados em diversas áreas, como lavanderias industriais, indústria metalúrgica, madeireiras, linhas de montagem e embalagem, linhas de pintura etc., pois permitem fluxo e ritmo contínuos na produção.
Também são indicados para o transporte de cargas muito pesadas, além de ser um sistema bastante resistente ao desgaste.
Em Centros de Distribuição, o transportador aéreo pode ser estratégico na movimentação de produtos acabados.
São muitos os tipos de sistemas dos transportadores aéreos, como:
- Sistema Monotrilho Eletrificado (EOM), flexível para o teto, com vasta gama de aplicações. É constituído de um único carril (trilho) e faz menos barulho.
- Sistema
...