Sistema financeiro nacional
Seminário: Sistema financeiro nacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jacqueline27 • 21/5/2014 • Seminário • 226 Palavras (1 Páginas) • 284 Visualizações
Sistema Financeiro Nacional é um conjunto de instituições, financeiras ou não,
voltadas para a gestão da política monetária do governo federal, composta
pelos órgãos normativos, entidades, onde fiscaliza e executa as operações necessárias á circulação da moeda e do credito na economia.
Divide-se em dois sistemas, o normativo e o operativo.
O sistema normativo tem como função editar normas que definem os parâmetros para transferência de recursos dos poupadores, aos tomadores e controlar o funcionamento das instituições e entidades que efetuem atividades de intermediação financeira, sendo as três agentes de mais importância; O conselho Monetário Nacional, o Banco Central
BACEM e a Comissão de Valores Mobiliários e ainda instituições especiais como o Banco do Brasil
BINDS - CEF.
O Conselho Monitório Nacional, órgão Máximo presente no Brasil, responsável pelas principais regras, referente à política Monetária e representada pelo Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento (orçamento e gestão) e o Presidente do Banco Central do Brasil.
Órgãos Normativos são: Conselho Monetário Nacional (CMN), Conselho
Nacional de Seguros Privados (CNSP) e Conselho Nacional de Previdência
Complementar (CNPC).
Entidades Supervisoras: Banco Central do Brasil (BACEN), Comissão de
Valores Mobiliários (CMV), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).
Operadores: Instituições financeiras captadoras de depósitos à vista, Bolsas de
Valores, Bancos de Câmbio e Demais instituições financeiras.
A qual(is) agente(s) de fiscalização vocês devem se dirigir para fazerem as reclamações a respeito da situação descrita acima?
...