Sistemas operacionais
Tese: Sistemas operacionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dcdebora • 23/11/2013 • Tese • 1.362 Palavras (6 Páginas) • 315 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................2
2 OBJETIVO.................................................................................................................2
3 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................3
3.1SISTEMAS OPERACIONAIS..................................................................................3
3.2 TIPOS DE SISTEMAS............................................................................................4
3.4 TIPOS DE LINGUAGENS .....................................................................................5
3.5 TIPOD DE LINGUAGENS .....................................................................................6
4 CONCLUSÃO............................................................................................................7
5 REFERENCIAS.........................................................................................................8
INTRODUÇÃO
Será abordado os sistemas operacionais e também alguns tipos de linguagens.
Os sistemas operacionais tem como função deixar o computador mais eficiente, e facilitar a interface entre usuários e computador.
OBJETIVO
É mostrar como é utilizado os sistemas operacionais e suas funções e particularidades. Descrever as linguagens de programação mais utilizadas.
DESENVOLVIMENTO
Sistemas operacionais: Descreva no mínimo três tipos.
O sistema operacional procura tornar a utilização do computador mais eficiente, pois nenhum computador funciona sem os sistemas operacionais. A utilização mais eficiente busca um maior retorno no investimento feito no hardware. Um enorme número de conceitos, abstrações, mecanismos e algoritmos foram criados e aprimorados ao longo dos últimos 40 anos.
Os sistemas operacionais é uma rotina básica para o controle dos dispositivos e assim mantem a integridade do sistema. Essa coleção de programas inicializa o hardware do computador e assim fornece o gerenciamento e escalonamento das tarefas que serão utilizadas.Com isso os recursos serão utilizados de maneira correta. Os sistemas operacionais possuem gerenciamento de processos, gerenciamento de memória, sistema de arquivos, entrada e saídas de dados.
Sistema operacionais são programas ou conjuntos de sistemas no qual a sua função é gerenciar os recursos do sistema. As principais funções dos sistemas operacionais são:
Interpretador de comandos: Os comandos são traduzidos para instruções no qual o processador intende.
Gerente de usuários: Guarda as tarefas dos usuários separadamente.
Gerente das tarefas: Guarda as operações das tarefas separadamente.
Gerente dos Recursos: gerencia o uso de recursos de hardware entre usuários e tarefas usando-os a qualquer momento.
Gerente de Arquivos: cria, deleta, enter, muda arquivos e gerencia acesso para arquivos.
User Interface: Gerencia acesso dos usuários para o interpretador de comandos e o gerente de arquivos.
Tipos de sistemas operacionais:
Sistemas Monoprogramáveis ou Monotarefa
Os primeiros sistemas operacionais tinham com função a execução de um único programa. Qualquer outra aplicação, para ser executada, deveria aguardar o término do programa aberto, para que assim o usuário pudesse abrir outro programa ou tarefa. Os sistemas monoprogramáveis, se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa. Neste tipo de sistema, enquanto um programa aguarda por um evento, como a digitação de um dado, o processador permanece ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento. A memória é subutilizada, caso o programa não a preencha totalmente e os periféricos, como discos e impressoras, estão dedicados a um único usuário, nem sempre utilizados de forma integral.
Sistemas Multiprogramáveis ou Multitarefa
Os sistemas multiprogramáveis ou multitarefa foram criados para abrir um leque de possibilidades, pois os multiprogramaveis oferece um sistema em que, enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação em disco, outros programas podem estar sendo processados neste mesmo intervalo de tempo. Nesse caso, podemos observar o compartilhamento da memória e do processador. O sistema operacional se preocupa em gerenciar o acesso concorrente aos seus diversos recursos, como memória, processador e periféricos, de forma ordenada e protegida, entre os diversos programas. Pois são vários programas ao mesmo tempo na memória, e querendo utilizar o processador.
Sistemas Batch
No sistema de batch os programa são executados em uma sequência, a partir da unidade da fita.
A fita é a onde fica o armazenamento aguardando a sua vez se executado.
O processamento batch tem a característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implementadas por algum tipo de memória secundária, geralmente arquivos em disco. Alguns exemplos de aplicações originalmente processadas em batch são programas envolvendo cálculos numéricos, compilações, ordenações, backups e todos aqueles onde não é necessária a interação com o usuário.
Esses sistemas, quando bem projetados, podem ser bastante eficientes, devido à melhor utilização do processador, entretanto, podem oferecer tempos de resposta longos. Atualmente, os sistemas operacionais implementam ou simulam o processamento batch.
Linguagem
...