Sistematica
Casos: Sistematica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Melinewood • 22/4/2014 • 789 Palavras (4 Páginas) • 2.239 Visualizações
Pergunta 1
0 em 0,2 pontos
Há muito tempo se utilizam modelos matemáticos para resolver problemas de estoques. Por volta de 1915 surgiu a primeira publicação da conhecida fórmula do lote econômico, desenvolvida por F. W. Harris. A abordagem matemática do problema iniciou-se efetivamente durante a 2a Guerra Mundial, e enfatiza a formulação de modelos ou políticas para a determinação do ponto de pedido (instante) em que devem ser efetuados os pedidos e da quantidade do mesmo (lote), sob determinadas propriedades e restrições da demanda, da oferta e dos custos do sistema considerado. Os modelos de reposição de estoques têm evoluído desde então. (Adaptado de http://www.scielo.br/pdf/prod/v18n1/a07v18n1.pdf).
Com relação ao modelo de reposição contínua dos estoques, assinale a alternativa incorreta:
Resposta Selecionada:
Incorretaa. A quantidade do estoque de segurança sempre será menor que a quantidade do ponto de pedido.
Resposta Correta:
Corretab. A quantidade será a diferença entre o estoque máximo e a quantidade disponível no dia da emissão da necessidade.
Feedback da resposta:
A resposta correta é "A quantidade será a diferença entre o estoque máximo e a quantidade disponível no dia da emissão da necessidade"
Esta afirmação refere-se ao modelo de reposição periódica.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Mesmo com a tendência atual de se trabalhar com estoque zero, no modelo Just-in-time, ou a intensa parceria com fornecedores que se verifica nas empresas, o que determina quantidades específicas de fornecimento, os lotes econômicos de compra (LEC) ainda possuem relativa importância na Administração da Produção. Com relação ao LEC pode-se afirmar:
Resposta Selecionada:
Corretaa. Lote econômico de compra é a quantidade considerada ótima para a reposição de material em função dos custos de posse dos estoques.
Resposta Correta:
Corretae. Lote econômico de compra é a quantidade considerada ótima para a reposição de material em função dos custos de posse dos estoques.
Feedback da resposta:
Realmente, o LEC corresponderá a um ponto de mínimo na curva de custos em função dos lotes (ou quantidades). Portanto é a quantidade considerada ótima para a reposição de material em função dos custos de posse dos estoques.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Mesmo com valores monetários significativos “empatados” no estoque de sobressalentes, várias das empresas pesquisadas têm ignorado as práticas mais básicas (e de custo relativamente baixo) para sua gestão. É interessante notar que se trata de empresas world-class, sendo que muitas têm se empenhado bastante no aprimoramento de suas práticas em relação à gestão de estoques de materiais produtivos através da implantação de sistemas até sofisticados de MRP II ou programação da produção com capacidade finita (...). A negligência com peças sobressalentes, entretanto ficou patente. Em que pese o fato que a literatura ainda deve o desenvolvimento de modelos mais adequados quanto à gestão de estoques de peças sobressalentes, principalmente aquelas de consumo esporádico, em que não se pode assumir a hipótese de demanda regular, isso não deveria justificar a quase negligência que se encontrou em muitas das empresas analisadas, com sua gestão. Apesar da existência de vários modelos consagrados para gestão de estoques, estes
...