Sobral Beco Do Cotovelo
Casos: Sobral Beco Do Cotovelo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardo22 • 22/6/2014 • 857 Palavras (4 Páginas) • 537 Visualizações
Beco do Cotovelo
-Localização
O Beco do Cotovelo fica no coração de Sobral, na Rua Travessa do Xerez, Centro.
Características do local
É considerado um dos locais mais pitorescos da Cidade, em virtude da comunicação fácil e variada dos cidadãos que para ali marcam encontro.
Com um espaço pequeno, mas bastante aconchegante para quem ali passa, com bancos durante todo seu percurso, lixeiras em lugares estratégicos para o não acumulo de lixo, e muito bem sinalizado para uma melhor compreensão do espaço físico.
Usuários
Beco do cotovelo tem este nome devido a sua forma com uma pequena curvatura em seu centro.
É para lá que vão todos aqueles que querem saber das últimas noticias na cidade, conversando em rodas, tipicamente masculinas, e tomando um cafezinho. Ponto de encontro de aposentados, o Beco do Cotovelo está para Sobral, assim como a Praça do Ferreira está para Fortaleza.
O Beco do Cotovelo é passagem obrigatória dos visitantes ilustres que chegam a Sobral, os quais deixam ali registradas suas presenças no Livro de Assinaturas, organizado pelos frequentadores, liderados por Expedito Vasconcelos, Presidente da Associação dos Amigos do Beco e por este eleito Prefeito do Beco.
Se tiver uma coisa que nunca faltou no Beco do Cotovelo, sempre foi o bom papo de seus ilustres frequentadores. Haja vista, a foto acima.
1992. Da esquerda pra direita: Almino Rocha, Joaquim Dias, Aurélio Ponte, Gilberto Napoleão, Antonino Frota e Coelhinho.
Opinião sobre o espaço (Silveira Rocha)
Mais que uma artéria estreita e “desajeitada”, uma vez que tem a forma de um cotovelo, por isso o nome Beco do Cotovelo, o principal ponto de encontro dos sobralenses, e de visitação dos que passam por Sobral com os mais diversos motivos, se constitui, há algumas décadas - desde que o radialista Francisco Expedito Vasconcelos se tornou proprietário do Café Jaibaras – uma espécie de memorial revelando alguns aspectos importantes da história da Cidade, bem como um substituto de um museu da imagem e do som, que a cidade ainda não tem instalado, muito embora já exista aprovado pela Câmara de Vereadores projeto de instalação.
O público cativo do local é um misto de aposentados, poetas, jornalistas, radialistas, escritores, corretores, publicitários, políticos, comerciantes, artistas, além de outros personagens, que a cada dia encenam um capítulo da história do lugar. O público majoritário é de homens, muito embora o local receba a graciosidade das damas, que vão ao local para comprar cigarros, chicletes, balas, créditos de celulares, cartões telefônicos e outros produtos vendidos no caixa do café.
O Beco do Cotovelo, apesar dos seus aspectos que chegam a tender ao bucolismo, quando elevado em verso e prosa, é também um reconhecido “caldeirão” da política local. É nele que o candidato nasce e também morre politicamente. Os ovacionados saem do local vigorosos, enquanto que os “premiados” com vaias ou qualquer outro tipo de reprovação, acabam mal
...