Sociologia Do Crime E Da Violencia
Pesquisas Acadêmicas: Sociologia Do Crime E Da Violencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claratramontin • 8/5/2014 • 1.858 Palavras (8 Páginas) • 3.538 Visualizações
Resumo
A importância da Sociologia quanto ao crime e a violência estão na possibilidade de oferecer subsídios teóricos e metodológicos, por meio de pesquisas sobre o crime e a violência nos seus diversos aspectos.
Introdução ........................................................................................................ 06
A Sociologia da Criminalidade......................................................................... 07
O que é Violência?............................................................................................ 08
Bullying............................................................................................................. 09
Conclusão ......................................................................................................... 10
Bibliografia .........................................................................................................11
Anexos .............................................................................................................. 12
Introdução
O objetivo deste trabalho é tratar das questões referentes aos fenômenos sociais da violência e da criminalidade. Violência difere-se da criminalidade por que existem crimes que não são cometidos com violência física. No sentido contrário existem atos violentos que não constituem crime.
06
A Sociologia da Criminalidade
O objeto central da Sociologia é o ser humano e suas diversas interações sociais; isto significa que é necessário, para se entender algum fenômenos social, que se leve em consideração o seu contexto global, isto é, os aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos, psicológicos, geográficos, entre outros.
A sociologia da criminalidade é, portanto, um ramo da Sociologia, cujo objeto de estudo, como o próprio nome indica, é estudar os fenômenos sociais como crime e violência.
Com base em pesquisas sociológicas tem-se a possibilidade de compreender os processos e mecanismos que levam a existência do crime na sociedade. Com isso, a Sociologia oferece condições para uma percepção mais segura quanto às questões que envolvem a criminalidade nas sociedades. É, pois, a partir de estudos e pesquisas sociológicas que se podem planejar ações concretas para o controle da criminalidade e da violência na sociedade. Para estudar sobre crime na sociedade a sociologia trabalha com conceitos e teorias que permitam analisar criteriosamente o fenômeno em questão e, por sua vez, uma compreensão mais próxima possível da realidade como objeto de estudo.
Dentre as teorias centrais da Sociologia que auxiliam nos estudos da violência e da criminalidade destacam-se positivismo, do funcionalismo, o interacionismo, a teoria de controle e a teoria do conflito.
O positivismo influencia na analise do crime a partir da utilização de métodos e de técnicas quantitativas; de forma que procura mensurar o máximo possível tudo o que está relacionado ao fenômeno. Identificar índices de violência, apontar as principais formas de crime e de violência, utilização de questionários, pesquisas por amostras, escalas e experimentos, são formas de estudos positivistas. (1)
07
O que é Violência?
Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa, ser vivo ou dano a quaisquer objetos. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. Ou seja, agredir alguém tanto física ou psicologicamente. O termo deriva do latim violência (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa. (2)
...