Solidarieda Social
Artigo: Solidarieda Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: soraiamariziam68 • 11/11/2013 • 782 Palavras (4 Páginas) • 201 Visualizações
Solidariedade Social.
A Declaração Universal utiliza as expressões “todos”, “ninguém”, “toda pessoa”, significando que os direitos humanos devem se gozados por todos os seres humanos, mas infelizmente, vimos no mundo muitas coisas que vão contra esses direitos, como por exemplo, o tráfico de crianças, a mortalidade infantil, preconceito social, prostituição e comércio de crianças, fome entre tantos outros. Ainda assim, essa Declaração é de fundamental importância para a Sociedade e, para que se estabeleça de verdade, necessário se faz uma luta constante pela sua vigência, por meio de lutas e movimentos sociais.
Dentro das perspectivas sociológicas Durkhenianas, a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre membros constituintes: os indivíduos. Segundo Durkheim esse consenso se assenta em diferentes tipos de solidariedade social.
Solidariedade Mecânica:
Prevalece naquelas sociedades ditas primitivas ou arcaicas, ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribais formados por clãs, nessas sociedades os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas com em relações aos interesses materiais necessários a substancias do grupo, essa união dos grupos assegura a coesão social.
Solidariedade Orgânica:
Usado por Durkheim é feito por analogias com órgãos do ser vivo, ou seja, cada uma desempenha uma função própria e diferente das demais. Mais todos são indispensáveis à vida. No pensamento de Durkheim estas duas formas de solidariedade correspondem a duas formas de organização social. A solidariedade orgânica é fruto das diferenças que unem os indivíduos pelas necessidades de troca de serviços e pela sua interdependência. Os membros da sociedade orgânica estão unidos em virtudes da divisão do trabalho social.
Solidariedade Social.
Para Durkheim se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsabilidade pela coesão ligação entre as pessoas. Contudo a solidez, o tamanho e a intensidade dessa consciência coletiva é que iria medir a ligação entre os indivíduos, variando segundo o modelo de organização social de casa sociedade. Nas sociedades de organização mais simples predomina um tipo de sociedade diferente daquela existente em complexas, uma vez que a consciência coletiva se daria também de forma diferente em cada situação.
Podemos afirmar que tanto a solidariedade orgânica como a mecânica tem em comum a função de proporcionar uma coesão social, isto em uma ligação entre os indivíduos. Em ambas existiram regras gerais, a exemplo de leis sobre direitos e sanções. Enquanto nas sociedades mais simples de solidariedade mecânica prevaleceriam regras não escritas, mas de aceitação geral, nas sociedades mais complexas de solidariedade orgânica existiriam leis escritas, aparatos jurídicos também mais complexos. Em suma, Émile Durkheim buscou compreender a solidariedade social (e suas diferentes formas) como fator fundamental
...