Sons Latinos
Ensaios: Sons Latinos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alessandrafern • 18/10/2014 • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 210 Visualizações
Comunicação Visual
SONS LATINOS
São Paulo, 16 de outubro de 2014
México
Estados Unidos Mexicanos, mais conhecido como México. Localizado ao sul da América do Norte, tendo como idioma oficial o espanhol. Entre 1800 e 300 a.C., começaram a formar culturas complexas, evoluindo para as avançadas civilizações, deixando várias criações e invenções, como os templos-pirâmides, cidades, medicina, escrita, belas artes, entre outros.
A cultura do México reflete a complexidade da história do país, porém, uma cultura muito rica e própria. No quesito música, sua identidade cultural é o mariachi, raízes musicais deixadas pelos povos pré-hispânicos. A tradicional mesmo, seria o “son” (som em português), e após a expansão do cinema, o mariachi se tornou símbolo nacional do México. Assim, através do meio televisivo foi popularizando entre as várias camadas sociais do país.
Há várias teorias sobre a origem da palavra “MARIACHI”. Uns dizem ser um mito popular onde fala de uma deformação da palavra matrimônio, em francês, mariage. Outra teoria é que os músicos receberam seu nome a partir da ocasião em que cantavam com maior frequência, porém, uma carta escrita pelo Padre Cosme exclui esta teoria e verifica que a palavra antedata à intervenção francesa. Hoje em dia, a aceitação é que a palavra provém de uma origem indígena.
Para os mexicanos, é o acompanhamento musical nos momentos mais importantes da vida. Tão tradicional, que em qualquer cidade mexicana, você encontrará esse grupos musicais vestidos de ternos com chapéus de asa larga. Estes cantam em bares ou restaurantes, apresentam-se em palcos dos teatros e nos estádios mais importantes do México e sempre animam todos os ambientes no qual passam. Num bairro Mexicano não é estranho acordar ao som de mariachis: O grupo é menor dos que os grupos modernos, possui quatro músicos que tocam instrumentos de corda, a vihuela (um pequeno violão de cinco cordas de tons agudos e caixa de ressonância redondeada, assim como o guitarrón (um baixo robusto com forma de violão, estes são dois dos instrumentos. E além de tocar, a maioria dos músicos cantam. Os ternos usados são uma versão enfeitada do terno de charro, com calças ajustadas, enfeitados com botões prateados de cada lado, bordado e botas até os tornozelos. Incluindo cinto lardo, gravata de monho e broche de ouro.
As canções de Mariachi retratam à condição humana, como o amor, traição, política, morte, revolução e patriotismo, mesmo que estas sejam alegres ou trágicas, expressam uma forte emoção.
Jamaica
Jamaica, localizado no Caribe – América Central, tendo como idioma oficial o inglês. A cultura foi caracterizada pela mistura de vários povos que ali habitam desde os primórdios. Pela grande quantidade de escravos no período colonial, esse aspecto influencia diretamente na cultura local, com manifestações culturais como a capoeira (luta e dança), o reggae (estilo musical) e o rastafári (doutrina religiosa que prega a superação da opressão contra os negros e considera a Etiópia, país da África, sua nação sagrada). Dois principais pontos da cultura jamaicana são a música e a religião.
O reggae surgiu na Jamaica, na década de 60, tendo Bob Marley, cantor e compositor, seu principal ícone. O nome “reggae” foi empregado devido ao som que se faz na guitarra. O "re" seria o movimento pra baixo, e o "gae", o movimento pra cima.
Esse estilo musical surgiu baseado no movimento Rastafari, essa crença, aliada ao uso da maconha e às aspirações políticas e afrocentristas, ganhou fãs no mundo inteiro devido ao interesse no ritmo do reggae gerado por Bob Marley.
A característica principal da temática do reggae é a crítica social, envolvendo questões sobre desigualdade, preconceito, fome e outros problemas sociais. Além disso, existe apologia ás ervas entorpecentes, pois segundo a visão Rastafari, elas poderiam trazer muitos benefícios à sociedade. Porém, atualmente existem muitas outras visões do reggae que não se restringem à cultura Rastafari, envolvendo outros temas como o amor, sexo, etc.
As cores simbólicas do Reggae são verde, vermelho e amarelo, vindas da bandeira da Etiópia, influenciada pelo movimento Rastafari, no qual o vermelho significa
...