Supermercado Perim
Artigos Científicos: Supermercado Perim. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Priscilittle • 9/10/2013 • 2.116 Palavras (9 Páginas) • 890 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Priscila Alves da silva
ESTUDO DE CASO: RESTAURANTE FELLINI
Cachoeiro de Itapemirim
2013
Priscila alves da silva
ESTUDO DE CASO: SUPERMERCADO PERIM LTDA
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia organizacional e Gestão de Pessoas, Comportamento, clima e cultura, Metodologia Científica.
Profs. Elizete A. Z. de Oliviera
Mônica Maria Silva
Okaçana Batini
Ana Céli Pavão
Cachoeiro de Itapemirim
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho realizado em grupo é objetivo da matéria interdisciplinar abordando o estudo de caso do Restaurante Fellini.
Breve Histórico do Restaurante Fellini
Essa história, permeada com ingredientes, como respeito às pessoas, amor pelo que se faz e disciplina, muita disciplina, é colocada para debate neste estudo de caso. Durante o almoçoO Restaurante Fellini, diversificou suas atividades no decorrer dos anos e hoje representa um dos maiores empreendimento do setor gastronômicos. O restaurante Fellini estando há mais de vinte anos na Zona Sul do Rio de Janeiro. Este é um resultado de uma empresa de sucesso.
1.0 Momentos de estresse
Por ser uma necessidade básica da população em geral a cadeia alimentícia tende a crescer em todos os centros, principalmente nas regiões centralizadoras de serviços. Com a vida corrida da população uma tendência e que a cada dia as empresas concentrem o maior número de ofertas em um só local, e assim o consumidor aproveita seu tempo disponível para exercer diversas atividades com um número menor de deslocamentos. O que se busca é aproximar esses centros a concentração de unidades residenciais o que é uma necessidade para a organização das cidades.
1.1 As formas utilizadas para lidar com as situações
Não há como realizar um trabalho sem organizá-lo, para isso a organização deve estruturar-se para atingir seus objetivos.
A estrutura de uma organização pode ser definida como resultado do processo,no qual a autoridade é distribuída, as atividades são especificadas e o sistema de comunicação é delineado, permitindo que as pessoas realizem suas atividades (Vasconcellos; Hemsley,2003). É a maneira como as tarefas são distribuídas.
Para organizar a estrutura organizacional, sugere-se a realização de um processo composto por cinco etapas:
1) Listar o trabalho que precisa ser realizado;
2) Ter a divisão do trabalho entre os indivíduos ou grupos.
3) Criar mecanismos de coordenação. Esta integração de esforços de indivíduos, grupos e departamentos facilita o alcance dos objetivos.
4) Combinar as tarefas de modo lógico e eficiente, chamados de departamentalização.
5) Monitorar a eficácia da estrutura organizacional e fazer os ajustes necessários.
Outra maneira de definir a estrutura organizacional é pela análise de seis aspectos abaixo: (Robbins,2005).
Especialização do trabalho
Departamentalização
Cadeia de comando
Amplitude de controle
Centralização e descentralização
E formalização
2.1 Estrutura e Funcionamento de Recursos Humanos
As atividades de recursos humanos são executadas não necessariamente por um gestor em recursos humanos, mas por um profissional com formação em sistema de informação que há 14 anos desempenha a função com resultados satisfatórios.
2.2 O organograma da empresa Perim.
2.3 Processos de Comunicação
Existem dois tipos processos de comunicação dentro de uma organização. A comunicação formal e a comunicação informal. A comunicação formal é aquela informação que geralmente é feita pela cúpula da organização direcionada para os subordinados, geralmente são determinações ou comunicados. A comunicação informal, a grosso modo, são os assuntos não-vinculados da parte organizacional. Exemplos boatos, fofocas e até informações sobre a própria empresa que foi espalhada antes de ser formalizada.
A comunicação interna são as interações, os processos de troca de informações, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição.Também chamada de endocomunicação, a comunicação interna é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma vertical, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação.
Hoje a comunicação empresarial tem assumido um papel fundamental nas organizações, exigindo dos profissionais da área não apenas conhecimentos e habilidades,
...