Suplementaçao Para Atletas
Dissertações: Suplementaçao Para Atletas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 92081851 • 28/11/2014 • 4.174 Palavras (17 Páginas) • 174 Visualizações
1.0 INTRODUÇÃO
A nutrição esportiva como um todo envolve tanto a alimentação quanto o uso de suplementos nutricionais, normalmente em esportes de alto rendimento, e pode ser prescrita apenas por médicos e nutricionistas. Há necessidades específicas para aqueles que praticam atividades físicas, recomendações que diferem das que são adequadas para os não praticantes, como por exemplo, a hidratação e a ingestão de proteínas. A suplementação nutricional para um atleta amador nem sempre é necessária. (professor Bruno Gualano, membro do laboratório). Para os atletas de alto rendimento, a suplementação nutricional é importante, e isso já é um consenso entre os especialistas. Ela é chamada de ergogênica, porque afeta o desempenho físico e esportivo, e é fundamental, já que o nível competitivo dos atletas de ponta é muito parecido. Ainda que a ingestão desses nutrientes tenha um efeito marginal, qualquer melhoria pode determinar quem vai ou não ao pódio. O treinamento é muito importante, a alimentação, a tática, a técnica, o lado psicológico. Mas no atleta de alto nível tudo isso é muito nivelado. O suplemento nutricional, embora tenha efeito bem pequeno, pode fazer a diferença no resultado final.
2.0 OBJETIVO
Este trabalho tem o objetivo de fala sobre os suplementos recomendados para atletas que necessitam de nutrientes, vitaminas e sais minerais, os suplementos devem ser prescritos por um nutricionista, que traçará o perfil do esportista e indicará o composto que mais se adaptam as suas necessidades e uma boa alimentação, hábitos saudáveis e a prática regular de esportes fazem parte da rotina de atletas amadores e profissionais.
3.0 JUSTIFICATIVA
Porque para aqueles que praticam uma atividade física regular, como é o caso de musculação ou corrida, ou mesmo atletas que vêem no esporte uma forma de trabalho, a inserção de suplementos alimentares tem como objetivo completar a dieta diária do esportista e auxiliar na reposição de vitaminas e sais minerais. Em alguns casos a falta do complemento pode ocasionar ao atleta a queda de rendimento, cansaço excessivo, deficiência de nutrientes, entre outros problemas, os suplementos são indicados para pessoas que necessitam de mais calorias, proteínas e vitaminas, além das que são consumidas nas refeições diárias. Como os atletas passam a maior parte do dia treinando, muitas vezes só com as refeições comuns; café, lanches, almoço e jantar não conseguiram oferecer todos os nutrientes necessários. Por isso usamos os suplementos para complementar a alimentação base e atingir as quantidades de nutrientes que os atletas precisam.
4.0 METODOLOGIA
O consumo de suplementos alimentares vem crescendo no país, principalmente por malhadores de carteirinha. Eles são apresentados na forma de comprimidos, cápsulas, pós ou líquidos. Mas é preciso saber como e quando usá-los. A suplementação virou quase uma pandemia e atualmente encontra-se disponível ao público em cada esquina. Academias, hipermercados, farmácias, lojas de produtos naturais, revistas, internet, etc. Nem sempre a suplementação é prejudicial, mas também em muitos casos não é necessária e tomada indevidamente pode ser prejudicial!O uso em excesso ou sem orientação de um profissional pode causar danos grave. Atualmente a suplementação tem sido muito utilizada em vários esportes para auxiliar uma alimentação deficiente e para melhorar a performance, obtendo-se, assim, um melhor resultado.
Usar ou não suplementos esportivos é uma dúvida freqüente de praticantes de várias modalidades esportivas. A suplementação, quando feita de forma indiscriminada, pode fazer com que a quantidade diária de nutrientes seja superior à necessária, podendo prejudicar órgãos como o fígado e os rins.
De forma geral, a necessidade de nutrientes dos atletas difere em quantidade quando comparada aos indivíduos sedentários. Muitas pessoas utilizam suplementos para substituir refeições, conduta que não está adequada.
A suplementação é indicada quando a ingestão de alimentos não consegue alcançar as necessidades individuais e depende da freqüência dos treinos e da atividade em questão. Em algumas situações, o suplemento pode ser associado a uma refeição para garantir o aumento de um nutriente específico ou para tornar a dieta mais viável dentro da rotina diária de cada atleta.
Para ter um corpo perfeito, musculoso e definido muitos atletas utilizam suplementos alimentares. Semelhantes a remédios, eles são apresentados na forma de comprimidos, cápsulas, pós ou líquidos. Mas é preciso saber como e quando usá-los. O uso em excesso ou sem orientação de um profissional pode causar danos graves. Com tantas opções no mercado, fica difícil para quem é leigo escolher qual daqueles inúmeros potinhos irá atender às suas necessidades. Para orientar o consumidor e garantir maior controle o Ministério da Saúde divide os suplementos em grupos.
4.1 Pré-treinos: Suplementos utilizados para melhorar o desempenho nos treinamentos. A grande maioria tem mais estimulantes do que compostos úteis, mas ainda há boas opções no mercado que reúnem creatina, aminoácidos, betalanina e outros compostos comprovadamente eficazes na atividade física.
4.2 Termogênicos: Suplementos destinados a auxiliar na redução de gordura através da ativação do metabolismo. No Brasil apenas encontramos como composto realmente eficaz a cafeína neste grupo não faz milagres nem é tão segura quanto se pensa, dependendo das doses, mas há um número elevadíssimo de suplementos sem comprovação de eficácia que prometem muito e não cumprem o especificado nos rótulos ou nas bulas que seguem junto.
4.3 Energéticos: podem ser usados antes, durante ou após treinos e provas, dependendo das características do individuo e do esporte. Fornecem basicamente energia vinda, sobretudo de carboidratos e são encontrados
...