SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “ AS TRANÇAS DE BINTOU”
Trabalho acadêmico: SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “ AS TRANÇAS DE BINTOU”. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisfreitas • 5/10/2013 • Trabalho acadêmico • 872 Palavras (4 Páginas) • 431 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
MARIA CRISTINA LOUREIRO TEIXEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “ AS TRANÇAS DE BINTOU”
Novas Lima
2013
MARIA CRISTINA LOUREIRO TEIXEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “ AS TRANÇAS DE BINTOU”
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Ensino de artes e Música,Ensino e alfabetização II, Fundamentos da Gestão Educacional, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino da Natureza e Sociedade e Seminário V. Laura Célia S. Cabral, Raquel Franco Ferronato,Andreia Zômpero,Helenara Sampaio, Vilze Vidotte Costa
Nova Lima
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...............................................................................................03
2.
3.
1. SÍNTESE REFLEXIVA
Síntese reflexiva baseada na obra “As tranças de Bintou” e o texto científico“ Uma abordagem integrada da aprendizagem”
O trabalho a seguir é uma reflexão sobre as diferenças raciais, culturais e diversidades, ele nos mostra como podemos trabalhar essas diferenças dentro da escola. No Brasil o incentivo a valorização da diversidade cultural passou a ser lei sendo obrigatório o ensino da história e cultura Afro-brasileira e indígena.
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
O percurso a ser trilhado neste trabalho habilitará a desenvolver e aplicar habilidades fundamentais para a docência numa perspectiva crítica, baseada no processo reflexivo e na compreensão do educador como sujeito ativo mediador no processo ensino-aprendizagem. Para SOUZA (2010) “a escola que queremos promover é aquela pautada na formação de um sujeito ativo e atuante, lutando pelos seus ideais e buscando uma formação melhor dentro da sociedade [...]”.
“As Tranças de Bintou” , abordam diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. A História permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos.
As experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo possibilitam o enriquecimento da aprendizagem e melhoram o desempenho mental, utilizando-as como um elo entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa.
Dentro dessa história encontramos muitos aspectos, como os diferentes alimentos, o vocabulário, os nomes próprios, o papel da mulher, a tradição, a importância da coragem como virtude, o colorido das paisagens e também não podia deixar de dizer sobre o respeito aos seus antecedentes.
No contexto escolar, podemos utilizar todas essas informações contidas no texto para desenvolver atividades lúdicas com as crianças, ensinado-as a importância do respeito às diversidades, povos de diferentes lugares,
...