Técnicas de remediação utilizadas em áreas de aterro sanitário e lixão
Por: Emanuel Medeiros • 28/10/2015 • Artigo • 2.230 Palavras (9 Páginas) • 296 Visualizações
Remediation techniques used on areas of landfill and dump.
Emanuel de Souza Medeiros
Universidade Norte do Paraná - UNOPAR Graduando em Tecnólogo em Gestão Ambiental
Rua Leão Fernandes de Brito, nº 116, centro, São João do Sabugi, Rio
Grande do Norte. emanuelmedei@bol.com.br (84) 998203411
Emanuel de Souza Medeiros
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade apresentar uma revisão das principais técnicas de remediações ambientais usadas para amenizar os passivos dos lixões, tão característicos nas zonar rurais dos municípios brasileiros. Dentro do proposto apresentamos a importância da gestão ambiental adequada, indagando as que mais são utilizadas nos processos de remediações ambientais, focando na problemática decorrente do não comprimentos das legislações vigentes.
Palavras-chave: Remediação. Aterro Sanitário. Lixões.
ABSTRACT
This study aims to present a review of the main techniques used to mitigate environmental remediation liabilities of the dumps, so characteristic in rural zonar of Brazilian municipalities. Within the proposed present the importance of proper environmental management, asking those more are used in environmental remediation processes, focusing on the problems arising from your failure lengths of existing laws.
Keywords: Remediation. Landfill site. Dumps.
INTRODUÇÃO
Ultimamente, a população mundial vem dando suma importância à maneira com que tratamos nosso meio ambiente. Um dos pontos mais críticos é a maneira com que descartamos nossos resíduos domésticos, industriais e hospitalares.
No Brasil, cerca de 76% dos resíduos decorrentes da atividade do homem são depositados aleatoriamente sobre o solo natural, conduzindo a formação de enormes focos de contaminação. O líquido percolado através dos resíduos - comumente chamado de chorume – carreia para o solo uma grande quantidade de substâncias químicas provenientes da degradação dos resíduos, podendo atingir as águas subterrâneas e poluir todo o subsolo de uma região. Assim, a busca de soluções para o problema dos resíduos tem se constituído num enorme empreendimento, sobretudo no que concerne à poluição dos solos, do ar e dos recursos hídricos do planeta (José Fernando Thomé Jucá,2015).
Hoje em dia o que é lixo para a maioria da população é a complementação ou a própria renda de sua família, fazendo este trabalho de forma normalmente negligenciada pelos gestores municipais. A medida que cuidados do meio ambiente e do que fazer para diminuir e remediar os impactos ambientais nós mostramos que merecemos mais uma chance de sermos seres humanos merecedores de usar o ambiente que vivemos. (AMBS, 2015).
A cultura criada pelo consumismo e dos produtos descartáveis é uma das maiores fontes de desperdício e aumento da geração dos resíduos. Algumas pessoas e empresas até fazem a separação de seus resíduos pela sua classificação, contudo, quando chega a caçamba de lixo os mesmos são colocados, imprensados e destinados ao mesmo local. Pela lógica correta cada tipo de resíduo e seu destino fosse destinado de maneira correta para a separação, reciclagem ou provocar a inércia do agente poluidor
Os lixões de maneira geral são simplesmente locais onde são despejados os lixos ou resíduos diretamente no solo sem nenhum tipo de tratamento prévio, é o
lugares além de terem vários vetores de doenças, tornando-se um problema ambiental, social e econômico para os municípios.
Não existe a utilização do material inerte proveniente do aterro municipal que poderia ser utilizado na agricultura, muito menos uma estação correta de tratamento do chorume, ou o aproveitamento do metano para fins financeiros.
A parte sanitária é um desastre pois, a quantidade de insetos, e outros vetores de doenças, gera ao povo de nossa cidade uma grande contaminação e morte por doenças que poderiam ser evitadas e um grande gasto com medicamentos e leitos hospitalares para os moradores.
Este aterro sanitário ou lixão existente em nossa cidade de maneira alguma deve ser visto hoje como um local para orgulho, pois é algo totalmente feito de qualquer maneira, apenas com o intuito de dizer que existe em nossa cidade. (TEIXEIRA NEWS, 2014)
DESENVOLVIMENTO
Segundo Veruschka Escarião Dessoles Monteiro:
“No Brasil, cerca de 76% dos resíduos decorrentes da atividade do homem são depositados aleatoriamente sobre o solo natural, conduzindo a formação de enormes focos de contaminação. O líquido percolado através dos resíduos - comumente chamado de chorume - carreia para o solo uma grande quantidade de substâncias químicas provenientes da degradação dos resíduos, podendo atingir as águas subterrâneas e poluir todo o subsolo de uma região. Assim, a busca de soluções para o problema dos resíduos tem se constituído num enorme empreendimento, sobretudo no que concerne à poluição dos solos, do ar e dos recursos hídricos do planeta”.
O grande problema encontrado na recuperação de áreas contaminadas por lixões, além dos ambientais, é os problemas econômicos, pois é muito caro recupera áreas com passivos ambientas.
Segundo definição buscada na internet, “Resíduo ou lixo:
“E qualquer material considerado inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. É qualquer material cujo proprietário elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar".
Ainda segundo pesquisa feita no Wikipédia, Remediação Ambiental é:
...