TECNOLOGIA APLICADA A SEGURANCA PUBLICA
Trabalho Universitário: TECNOLOGIA APLICADA A SEGURANCA PUBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lacerdamil • 14/2/2014 • 602 Palavras (3 Páginas) • 542 Visualizações
Faça a leitura do artigo Aplicações da Tecnologia de Redes à Segurança Pública, de George Felipe de Lima Dantas, disponível em <http://www.malagrino.com.br/vivaciencia/03_01_004.asp>.
De acordo com as informações contidas no artigo supracitado juntamente com os conhecimentos adquiridos até agora, responda as quatro questões abaixo:
Questão 1: O autor do texto apresenta algumas dificuldades relacionadas à implantação de um sistema integrado de Justiça Criminal. Dentre os itens apresentados chamamos a atenção às “diferenças básicas existentes, entre as organizações envolvidas, no tocante às técnicas utilizadas no arquivamento de dados e produção de relatórios”. Este problema pode ser resolvido no Brasil? Como? Algum sistema já atingiu este nível? Justifique sua resposta. (2,5 pts)
Resposta:
Sim, através da padronização entre todos os entes envolvidos. Essa padronização deve ser feita não só na forma como as dos não inseridos, mas também nos recursos tecnológicos e humanos para manutenção desse sistema. Hoje no Brasil, temos disponível o e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico), que possibilita integrar as bases criminais dos Estados Brasileiros ao Sistema INFOSEG, do Ministério da Justiça.
Questão 2: A identificação biométrica é uma das tecnologias chave para a eficácia da atuação da repressão aos delitos. Explique como ela pode auxiliar a justiça penal nesta atividade. (2,5 pts)
Resposta:
A tecnologia de reconhecimento de impressões digitais é usada no sistema penal para identificar infratores reincidentes, controlar o movimento dos internos de uma penitenciária e verificar a identidade dos internos antes da soltura. A tecnologia biométrica é usada para a identificação de pessoas através das características únicas de cada indivíduo, como a face, a íris e a impressão digital, fixando sua identificação perto da margem zero de erro. Cada ser tem traços físicos únicos difíceis de serem reproduzidos, portanto isso possibilita que as conclusões das investigações criminais sejam cada vez mais precisas, uma vez que os materiais genéticos acima descritos são únicos em cada ser.
Questão 3: A comunicação de dados na atividade de Segurança Pública não engloba apenas a comunicação entre os agentes, mas também a comunicação entre os sistemas, que hoje em dia conseguem produzir informações sem a interação humana. Até que ponto as tecnologias da comunicação influem na capacidade de produzir segurança? Justifique sua resposta. (2,5 pts)
Resposta:
As tecnologias da comunicação influenciam de forma extremamente positiva na produção de segurança, uma vez que através delas é possível mapear maior área de criminalidade, direcionar equipes que estejam mais próximas dos locais de chamado, os bancos de dados integrados permitem que uma pessoa levada para averiguação, por exemplo, seja identificado a fim de saber se existem queixas ou processos em outros estados. Do mesmo jeito que a segurança pública tem se aperfeiçoado a cada dia, a criminalidade também tem feito o mesmo com falsificação de documentos, porém com a utilização da biometria torna-se mais difícil
...