TECNOLOGIA NO ENSINO
Por: Camila Pereira • 20/2/2016 • Dissertação • 1.247 Palavras (5 Páginas) • 348 Visualizações
E
ntre todos os meios de comunicação que nos disponibilizam hoje, a internet é, sem dúvida, o mais tecnológico e revolucionário. Basta um modem, uma linha telefônica, e um programa de navegação na Internet e tem-se os requisitos necessários para fazer parte desse novo mundo. Ainda, no caso de não se ter uma ligação direta à Internet é também necessário recorrer a um fornecedor de serviço de acesso à Internet. No entanto, hoje pode-se ter acesso a esse meio de comunicação com o preço de chamada telefônica local, na grande parte do território nacional.
O uso consciente da internet possibilita a derrubada de fronteiras, o contato com outras culturas, levando assim, a diminuição das diferenças culturais, a dispersão da notícia em um curto espaço de tempo. Enfim, são várias as vantagens que esse meio de comunicação trouxe à sociedade como um todo e a cada indivíduo em particular.
A sociedade passou ao longo dos anos por um processo de transformação em todas as áreas. Cada indivíduo faz parte de um processo sócio-histórico e sabe-se desde muito tempo, que a aprendizagem se dá pela interação do indivíduo com o meio em que vive. Partindo desse ponto pode-se ter a clareza da importância da internet para a educação, para o processo de adquirir e compartilhar conhecimento.
Olhando para o processo educacional, a internet é um instrumento particularmente importante e rico em possibilidades diversificadas: amplia e facilita a pesquisa mediante o recurso de navegação na web. Favorece a interatividade entre professor-aluno, aluno-aluno, professor-professor, por meio do uso de e-mails, fóruns de interação e de debates, sistema de vídeo, conferências, redes sociais e tantos outros disponíveis.
Não se pode esquecer dos benefícios que a internet propiciou às pessoas que moram em locais muito afastados e precários e às pessoas com necessidades especiais, como principalmente o acesso à educação superior através da educação a distância (EAD). Essas pessoas agora podem participar de debates em ambientes virtuais, podem ter contato com professores e outras pessoas de renome, podem se sentir incluídas na sociedade. Com o Ensino à Distância, que existe não só, mas principalmente graças à internet, tem-se a flexibilidade de horários, em que pessoas que não tem tempo ou condições de se deslocarem para assistir aulas em instituições físicas, podem também se sentir parte desse processo de evolução que a educação proporciona.
Em tempos um pouco mais remotos, uma pessoa que se formava em alguma coisa, que possuía uma graduação já havia atingido o seu ápice, o seu máximo e viveria a partir dali com os lucros que aquela formação lhe proporcionaria. Hoje, no entanto, outros tempos podemos dizer assim, quem possui uma graduação ou alguma outra formação, tem a possibilidade de avançar mais, de fazer mais por si mesma. Existem formações, como pós-graduação por exemplo, que abrem o horizonte dessas pessoas e instigam nelas a vontade de estudar mais, de se aprofundar naquilo que gosta ou simplesmente de fazer algum outro curso que no momento se identifica mais. A internet pode ser intitulada como uma grande e rica biblioteca, onde, indo na contramão do que muito de fala hoje, tem crescido o número de pessoas lendo e escrevendo. Um artigo, por exemplo, antes disponível só em outro país, hoje pode ser facilmente encontrado ali, a um clique de distância. Um livro, uma revista, antes difícil de ser acessada por pessoas mais carentes se torna um bem de uso comum independente do lugar onde mora, da condição financeira, basta apenas um computador e o acesso à rede, hoje disponível nas lan-house's ou locais especializados ou simplesmente pelo celular a um preço extremamente acessível como já foi dito aqui.
Figura 1: http://sobreeducacao2010.blogspot.com.br/2012/05/professores-devem-adaptar-se-as-novas.html[pic 1]
A escrita também tem sido estimulada por essa ferramenta tão motivadora e inspiradora. Se vê cada vez mais crescer o número de blogs criados por pessoas famosas ou anônimas para compartilhar de assuntos diversos. Para escrever um blog e mantê-lo atualizado é necessário e quase sagrado que mantenha uma leitura e uma pesquisa praticamente diária. Lendo mais, pesquisando mais, o nível de conhecimento aumenta e a escrita é aperfeiçoada de um modo quase automático.Entre tantas vantagens possibilidade que a tecnologia, mais especificamente a internet proporciona, vale destacar que a tecnologia educacional só funciona se for cuidadosamente planejada e controlada, para que se evite desperdício de recursos financeiros e de tempo. Falou-se muito aqui sobre o ensino a distância, no entanto, sabemos que a tecnologia está muito presente e de modo quase indispensável no ensino presencial.
Existe no Brasil, o “Programa um computador por aluno” do[1]FNDE. O programa foi Instituído pela Lei nº 12.249, de 14 de junho de 2010 e tem por objetivo promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de alunos e professores das escolas públicas brasileiras, mediante a utilização de computadores portáteis denominados laptops educacionais. O FNDE facilita a aquisição desses equipamentos com recursos dos próprios estados e municípios por meio de pregão eletrônico. O PROUCA é um projeto interessante e promissor mas que precisa de condições financeiras de financiamento para compra dos equipamentos e para a capacitação dos profissionais.
...