TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA
Por: Luca Do Vale • 4/7/2018 • Trabalho acadêmico • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 295 Visualizações
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA: CINÉTICA QUÍMICA E OS FATORES ALTERAM AS REAÇÕES.
Universidade Federal do Amapá. Campus Santana.
PENHA, Luca. Acadêmico de licenciatura plena em química.
RESUMO
Este trabalho tem o intuito de relatar e apresentar os dados obtidos após a aplicação do projeto de intervenção que tratou do assunto cinética química e que teve como principal objetivo identificar qual impacto a inserção de tecnologias no ensino de química mais especificamente o Phet Simulations tiveram no processo de ensino-aprendizagem.
Palavra-chave: Cinética química, Phet Simulations, Ensino-aprendizagem.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o intuito de relatar a experiência em sala de aula da aplicação do projeto de intervenção que aborda a influência das Tic’s (Tecnologias da informação e comunicação) no ensino de química. Este foi aplicado a uma turma do 2° ano do ensino médio da escola estadual José do Patrocínio.
A escola estadual José do Patrocínio é uma escola situada do distrito de Fazendinha, Macapá-AP, está situada na zona urbana na Rua do Estaleiro, 203. É uma escola tradicional no distrito, pois já algumas gerações de estudantes. Na escola são ofertados os ensinos na modalidade fundamental, média e EJA, funcionando nos três turnos e há apenas uma professora de química para atender toda a escola em dois turnos.
O assunto abordado em sala foi cinética química, tendo sido selecionado por estar no cronograma de ensino do professor e por ser um assunto de um ramo da química que tem grande influência no cotidiano da sociedade, sendo assim podendo pôr em prática a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
Cinética química é o ramo da química que estuda a velocidade das reações e que fatores externos e internos podem influenciar na velocidade dessas reações. Esse estudo possibilitou a sociedade ter certo domínio sobre algumas reações, pois em todos os lugares acontecem reações químicas, favorecendo indústrias e a sociedade em geral (FELTRE, 2005).
O objetivo do projeto de intervenção foi à aplicação das Tic’s no ensino de cinética química e identificar quais vantagens ela traz para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso foi adotado ao projeto o uso do programa Phet Simulations.
Fundado em 2002 pelo Prêmio Nobel Carl Wieman, o projeto Phet Simulações Interativas da Universidade de Colorado Boulder cria simulações interativas gratuitas de matemática e ciências. As sims Phet baseam-se em extensa pesquisa em educação e envolvem os alunos através de um ambiente intuitivo, estilo jogo, onde os alunos aprendem através da exploração e da descoberta.
Aliando assim um assunto químico muito pertinente e presente no dia-a-dia da sociedade ao ensino dotado de tecnologias da informação buscou-se conduzir o aluno a uma interação entre os conhecimentos científicos que adquire e o mundo que vive de uma nova perspectiva (PERUZZO, 2006).
METODOLOGIA
O projeto foi aplicado a uma turma de 30 alunos do 2° ano do ensino médio da escola José do Patrocínio e teve duração média de 90 minutos disponibilizados pelo docente da escola.
A aula foi aplicada na sala multimídia da escola e foi dividida em dois momentos. No primeiro momento a aula teve caráter expositivo fazendo uso somente de pincel e quadro. Foi abordado no primeiro momento todo o conteúdo referente à cinética química e os fatores que influenciam a velocidade das reações aliando, sempre ao fim de cada tópico, onde podemos encontrar a cinética química no cotidiano da sociedade, a fim de criar um elo sobre o conhecimento que está sendo apresentado a eles na aula ao conhecimento prévio e empírico que eles já possuem. Ao fim do primeiro momento foi proposto um exercício para avaliar o nível de aprendizagem da turma sem o contato com o Phet Simulations.
No segundo momento foi feito o uso do Phet Simulations para demonstrar para a turma como os conceitos vistos antes no primeiro momento acontecem na prática, criando assim uma interatividade maior dos alunos com o assunto proposto. Em seguida foi aplicado novamente um exercício de 3 questões semelhante ao anterior para reavaliar, após o uso do recurso tecnológico, que impacto o simulador teve no processo de ensino- aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após o primeiro momento da aula, o exercício proposto era somente de pergunta e resposta de múltipla escolha, relacionadas a situações em que encontramos a influência da cinética química na sociedade, dos 30 alunos presentes em sala de aula, 11 conseguiram responder corretamente todas as 3 questões, 15 responderam corretamente de maneira parcial o exercício e 4 alunos não acertaram corretamente nenhuma das questões. A porcentagem de alunos que responderam corretamente todo o exercício equivale a 37% da turma. Os resultados podem ser observados no anexo I.
[pic 1]
Após o uso do Phet Simulations, a segunda atividade, de acordo com os dados do anexo I, houve aumento nos alunos que responderam corretamente todo o exercício, 23 alunos responderam corretamente o exercício, 5 alunos responderam parcialmente correto o exercício e 2 não acertaram nenhuma questão. A porcentagem de alunos que fecharam o exercício subiu de 37%, para 77 % após o uso do recurso tecnológico.
[pic 2]
CONCLUSÃO
De acordo com a porcentagem de alunos que responderam corretamente todas as questões, após o uso do Phet Simulations, houve um aumento significativo nesse número de alunos que alcançaram o objetivo.
Ao observar os danos constatamos que dois alunos, mesmo após o uso do simulador, não conseguiram responder corretamente nenhuma questão, para esses alunos a aula pode não ter sido atrativa com o uso da tecnologia ou eles não se sentiram à vontade com a observação do simulador, talvez se pudéssemos ter tido um contato e um manuseio por parte deles a nossa porcentagem final de notas vermelhas pudessem se tornar azuis.
Podemos observar também que com o aumento dessa porcentagem de alunos, houve uma diminuição dos que responderam parcialmente ou não conseguiram resolver completamente todo o exercício de forma correta, constatando que o uso da tecnologia pode abranger mais o cognitivo do aluno, trazendo a atenção deles para tópicos específicos que não foram alcançados por eles sem o uso do simulador.
...