TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ESPAÇO ESCOLAR
Por: Jefferson Gonçalves • 1/5/2018 • Projeto de pesquisa • 728 Palavras (3 Páginas) • 554 Visualizações
O ENSINO DA MATEMÁTICA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ESPAÇO ESCOLAR
Jefferson Regis Gonçalves
1.TEMA: O ensino da Matemática mediado pelas tecnologias da informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem no espaço escolar.
2. PROBLEMA: Até que ponto as tecnologias no ensino da Matemática podem contribuir para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do aluno no espaço escolar?
3. JUSTIFICATIVA:
O estudo sobre esse tema terá como relevante ensinar a Matemática de forma mais interativa, dinâmica visando a aprendizagem significativa do aluno no espaço escolar. Compreende-se que os avanços tecnológicos implementados na Educação vêm fortalecendo as bases e diretrizes educacionais tanto na aprendizagem do aluno como nas práticas do docente, o que torna relevante fazer uma pesquisa sobre a temática.
4. OBJETIVOS
Objetivo Geral: Descrever sobre a contribuição das tecnologias da informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem do ensino da Matemática no espaço escolar.
Objetivos Específicos:
- Discorrer sobre a história da Matemática;
- Descrever sobre a implementação das tecnologias na Educação;
- Relacionar o trabalho pedagógico no processo ensino-aprendizagem do ensino da Matemática com a contribuição das tecnologias.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A historicidade da Matemática é muito remota, tem como referencial as grandes civilizações egípcias, gregas, romanas e outras que fomentaram toda sua importância na sociedade.
Com o passar dos séculos, décadas e anos, a explosão em massa das tecnologias no mundo, foram sendo implementadas em diversas áreas científicas e não foi diferente na Educação, no qual trouxe um novo estilo moderno com recursos, sistemas e ferramentas para o ensino incluir principalmente as suas diretrizes educacionais no atendimento das necessidades dos alunos.
Um estudo realizado por Oliveira, Moura e Sousa (2015, p.80) salientam que:
As tecnologias proporcionam que os alunos construam seus saberes a partir da comunicabilidade e interações com um mundo de pluralidades, no qual não há limitações geográficas, culturais e a troca de conhecimentos e experiências é constante. Dessa maneira as tecnologias de informação e comunicação operam como molas propulsoras e recursos dinâmicos de educação, à proporção que quando bem utilizadas pelos educadores e educandos proporcionam a intensificação e a melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e fora dela.
Corrobora-se com essa reflexão Rosa (2013), pois no espaço escolar o trabalho com as tecnologias precisa estar relacionado ao planejamento pedagógico, visto que as necessidades são verdadeiros desafios para o professor, entretanto, não se devem restringir as considerações sobre as tecnologias na Educação, porque suas ferramentas têm sido adaptadas para todas as disciplinas, principalmente a Língua Portuguesa e a Matemática que são importantes para o processo de desenvolvimento da formação e autonomia do aluno.
...