TEORIA DA CONTABILIDADE
Dissertações: TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatiane1313 • 18/11/2013 • 2.228 Palavras (9 Páginas) • 543 Visualizações
TEORIA DA CONTABILIDADE
A evolução histórica da contabilidade
A ciência contábil não e atual ela data lá dos primórdios da civilização, mesmo sem a existência dos números, da moeda ou da escrita o homem já utilizava a contabilidade ainda que de forma rudimentar para controlar seu patrimônio, acréscimos e decréscimos, onde ele fazia um inventario simples. O controle era feito com a contagem de pedras.
Imagine um homem, que na antiguidade, sem conhecer números, a escrita nem a moeda, exercia a atividade de pastoreio. Antes que caísse a primeira neve, ele recolhia seu rebanho num aprisco para protegê-lo do frio que matava. Era um período monótono, de ociosidade, onde de repente ele se questiona: Quanto será que o meu rebanho cresceu desde o último frio até hoje? Este homem, assim como qualquer um, era ambicioso, tinha desafios e queria ver sua riqueza aumentando.
Aqui entra a função da contabilidade já no início da civilização. Como o homem e ambicioso naturalmente, a contabilidade existe desde o início da civilização. Alguns teóricos preferem dizer que ele existe, pelo menos, desde 4.000 antes de Cristo, outros falam em 6.000 a. C.
Mas como contar o rebanho e avaliar seu crescimento naquela época, o homem teve então uma ideia, havendo um pequeno monte de pedrinhas ao seu lado, o homem separa uma pedrinha para cada cabeça de ovelha, executando assim o que o contabilista chamaria hoje de inventario. Após o termino dessa missão o homem separa o conjunto de pedrinhas guardando-as com muito cuidado, pois o conjunto representava a sua riqueza naquele momento.
A cada inverno o homem comparava o atual conjunto de pedrinhas com o anterior, feito no inverno passado, e constatava que havia um excedente de pedrinhas, e isso representava que ele tinha sido bem-sucedido naquele período, ou seja, houve um acréscimo real no seu rebanho (um resultado positivo). Toda via, o que fica claro é que mesmo sem moeda, escrita ou numero, a Contabilidade, como inventario, já existia, ficando evidente que ela é tão antiga quanto á existência do homem em atividade econômica, ou melhor, quem sabe, do homem sapiente.
Esta pode ser chamada de fase empírica da Contabilidade, em que se utilizavam desenhos, figuras, imagens para identificar o patrimônio existente.
Com o passar do tempo, o homem começa a fazer marcas em árvores e pedras, podendo, assim, conferir seu rebanho em termos crescimento, de extravio (pedras) de ovelhas, mortes etc.
Talvez na época bíblica de Jó já se introduzisse um período econômico da Contabilidade por meio da escrita cuneiforme, ou seja, símbolos gravados em barro ou placa de argila, dando-se os primeiros passos para os registros. As próprias placas de argila serviam como relatórios. Outras evoluções foram observadas, principalmente, nas escritas em papiros. Descoberto pelos egípcios. E aqui através da utilização da escrita dos símbolos em barro que começa a surgir um primeiro entendimento do relatório contábil que sai do simples mental para ser informado registrado.
Ainda que a contabilidade, como já vimos , existisse desde o princípio da civilização, nota-se um desenvolvimento muito lento ao longo dos séculos. Somente em torno do século XV é que a Contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório, sendo chamada de fase logica-racional ou, até mesmo, de fase pré-científica da Contabilidade.
O que toda história tem mostrado é que a contabilidade torna-se importante á medida que há desenvolvimento econômico. Com o passar dos tempos havendo a necessidade de um maior controle do patrimônio de cada individuo, foi acorrendo um grande desenvolvimento econômico, de relações comerciais e relações sociais cada vez mais complexas, houver também diversos acontecimentos no mundo das artes, na economia, nas nações proporcionando um impulso espetacular das Ciências Contábeis , sobretudo na Itália. Dai a necessidade do desenvolvimento do estudo maior da contabilidade que foi feito por diferentes teóricos e estudiosos.
Todo inicio de pensamento cientifico da Contabilidade se deu na escola Europeia que esta localizada na Itália, através do Frei Luca Pacioli, que foi o grande autor que se destacou no desenvolvimento da ciência contábil. Essa escola tinha como um excessivo culto a personalidade, ênfase á uma contabilidade teórica e pouca importância a auditoria.
Todavia, o principal marco deste período foi a primeira literatura contábil relevante, feita por Frei Luca Pacioli, em 1494, consolidando o método das partidas dobradas, expressando a causa/efeito do fenômeno patrimonial com os termos debito e credito. A obra de Pacioli pode muito bem ser vista como o inicio do pensamento cientifico da Contabilidade.
A Contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma ciência social, pois é ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. Todavia, a Contabilidade utiliza métodos quantitativos como sua principal ferramenta.
O desenvolvimento contábil, como já dissemos, acompanha de perto o desenvolvimento econômico. Com a ascensão econômica do colosso norte-americano, o mundo contábil volta sua atenção para os Estados Unidos, principalmente a partir de 1920, dando origem ao que alguns chamam de Escola Contábil Norte-americana, que dava mais ênfase ao usuário da informação, a utilidade da contabilidade na tomada de decisões, a contabilidade aplicada, ou seja pratica, a auditoria ,trabalho em equipe entre outros.
O Brasil é um país extremamente interessante para o estudo da evolução da Contabilidade, principalmente para os demais países em desenvolvimento. O Brasil no que se refere ás demonstrações contábeis ,é uma das mais aperfeiçoadas do mundo.
No Brasil temos vários autores que destacam-se no panorama contábil , dentre eles Carlos de Carvalho, Francisco D´Aria, Frederico Herrmann Junior, Hilário Franco, Antonio Lopes de Sá ,Américo Mateus Florentino. D´Auria ainda e o nome mais conhecido da contabilidade brasileira na Europa.
As entidades contábeis mais atuantes tem sido, o CFC, o IBRACON e a CVM, o Banco Central e a Receita Federal também tem tido atuação nas legislações contábeis, em 2005 foi criado o CPC como principal órgão normatizador da contabilidade no brasil.
Objetivos da contabilidade e utilização da informação contábil
A contabilidade hoje e vista como uma ciência que se desenvolveu ao longo dos tempos, seu principal objetivo é fornecer, elaborar informações, sendo que essa informação tem que ser estruturada ou seja, organizada de natureza econômica, financeira
...